Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Governador Rui Costa anuncia investimento em centro de cultura na Ribeira

Governador Rui Costa anuncia investimento em centro de cultura na Ribeira

unnamed (1)

A Associação Fábrica Cultural, que comemora 11 anos de incentivo à cultura neste domingo (29/03), ganhou de presente o apoio do Governo do Estado para as obras de reforma e revitalização da sede, um casarão localizado na orla da Ribeira, na Cidade Baixa. O anúncio do investimento foi realizado no fim da tarde pelo governador Rui Costa, que visitou o projeto Mercado Iaô, da Associação, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, de secretários estaduais e demais autoridades. Apoiada pelo Governo estadual, através do Fazcultura, das secretarias de Cultura e da Fazenda, a Fábrica Cultural incentiva e organiza a produção cultural de moradores da Península de Itapagipe.

O casarão antigo onde fica o grupo deverá passar por reforma em breve. Segundo o governador, o próprio espaço é uma homenagem ao povo soteropolitano e à capital baiana, que completa 466 anos neste dia domingo. “Eu acredito que essa é uma das paisagens mais bonitas de Salvador e nada melhor do que valorizar esse espaço onde já acontece tanta manifestação cultural. Pretendemos investir no projeto de reforma para que a Associação Fábrica Cultural se torne um centro de cultura de referência no nosso estado”, anunciou o governador, pouco depois de cumprimentar frequentadores, artesãos e chefs que expõem seus trabalhos no espaço.

Neste domingo, foi realizada a 16ª edição do Mercado Iaô, organizada no espaço da sede aos domingos, das 10h às 19h. O projeto tem o objeto de reunir todos os produtores em um só local e abrir para a visitação gratuita, incentivando a produção de cultura e a geração de renda, através da economia criativa. E para comemorar o aniversário de 11 anos, o público foi presenteado com um show da presidente da associação, a cantora Margareth Menezes, que comemorou o anúncio. “Eu, que sou da Península de Itapagipe, fico feliz de ver a realização desse projeto, com tanta gente envolvida, ajudando e mudando a vida das pessoas, através da arte, que foi o que mudou a minha vida. A vinda do governador na Associação e a reforma é só a consagração de um trabalho que fazemos há 11 anos”, comemorou Margareth.

Além da apresentação, o público aproveitou para fazer compras no galpão de ideias, que reuniu exposições de todos os tipos de artesanato, fotografias, roda de samba, e provou iguarias no Espaço Gourmet. Para as crianças, o Espaço Infantil reuniu brinquedos em um local para toda a família, como a da aposentada Valnedes Cupertino, que foi ao Mercado Iaô com a filha e a neta. “Adorei isso aqui, muito agradável, lugar muito bonito cheio de produtos bonitos, a única coisa que eu lamento é que o dinheiro anda curto, porque a vontade é levar tudo”, brincou a aposentada.

OUTRAS NOTÍCIAS