Garotos desbancam veteranos no Corinthians na reta final do Paulistão

agenciacorinthians-foto-179273

Com a ideia de usar de maneira ampla a base no time profissional, o Corinthians observou o crescimento e a evolução de alguns jogadores nestes primeiros meses da temporada 2021. Quatro deles, inclusive, parecem ter desbancado medalhões de titularidade anteriormente inquestionável.

Abaixo, o ge mostra um raio-x de como o técnico Vagner Mancini vem usado os jovens do elenco nas três competições disputadas até aqui: Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Paulista.

O Timão volta a campo neste domingo para enfrentar o Novorizontino, na rodada final da fase de grupos do estadual, e já está classificado às quartas de final, quando enfrentará a Inter de Limeira.

Quarteto em alta

Esse grupo é composto em sua maioria por jogadores de defesa: os zagueiros João Victor e Raul, o lateral-esquerdo Lucas Piton e o atacante Cauê. Todos foram titulares em clássico contra o São Paulo e em duelo da Sul-Americana no Peru, contra o Sport Huancayo.

Assim, deixaram Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos e Jô no banco de reservas. Os três últimos com história vitoriosa e titularidade consolidada na equipe na temporada passada.

  • Cauê, atacante, 18 anos: usado em nove jogos por Mancini, marcou dois gols, um deles no último jogo do Timão, no Peru. Quatro deles como titular da equipe. São 500 minutos em campo.
  • João Victor, zagueiro, 22 anos: usado em seis jogos, quatro deles como lateral-direito, e dois como zagueiro pelo lado direito. Não tirou a vaga de Fagner. Pelo contrário, as boas atuações o fizeram ser alocado no time justamente para uma dobradinha com o lateral veterano na direita.
  • Raul, zagueiro, 22 anos: usado em cinco jogos, marcou um gol e desponta para consolidar a titularidade com boas atuações nas partidas recentes. Joga pelo lado esquerdo, que era de Gil, em esquema de dois zagueiros.
  • Lucas Piton, lateral-esquerdo, 20 anos: roubou a vaga de Fábio Santos principalmente pelo bom desempenho ofensivo. Tem oito jogos e um gol marcado. No esquema com três zagueiros, joga mais adiantado, como um ala, com liberdade ofensiva.

Atacante em baixa

Se o quarteto citado acima está em alta, um atacante está em baixa. Trata-se de Rodrigo Varanda, de 18 anos. Foi titular em cinco jogos na temporada, mas nas últimas seis partidas apareceu apenas em uma e saindo do banco de reservas.

Teve dores no peito do pé e uma queda técnica em momentos praticamente simultâneos, ficando fora dos últimos jogos. Na viagem ao Peru, nem chegou a ficar no banco de reservas.

Há também uma questão comportamental: o Corinthians tenta conter os ânimos do garoto, considerado de personalidade forte. Pai pela primeira vez aos 14 anos, ele agora espera o segundo filho. Durante a pandemia, apareceu sem máscara em uma quadra de futsal e gerou incômodo na direção.

Mancini teve uma conversa recente com Varanda, explicou que o garoto ainda faz parte dos planos, mas não vai ser usado com tanta frequência neste momento.

O jovem atacante tem contrato até janeiro do ano que vem e até o momento não há negociação para a renovação. Houve um primeiro contato com o estafe do jogador, mas não avançou. As partes esperam pelo desenrolar da situação do garoto no campo para seguir com as conversas.

Volantes em xeque

A dupla de volantes do Terrão ainda não está consolidada com Mancini. Xavier, de 21 anos, tem seu futebol bastante elogiado por parte da torcida, mas vem encontrando dificuldades com o técnico. Foi titular em apenas dois jogos, participando no total de quatro partidas na temporada.

São apenas 240 minutos em campo e altos e baixos. Chegou a ser considerado titular da equipe, mas ficou por alguns jogos até fora da lista, com o técnico alegando que o rendimento nos treinamentos não estava satisfatório.

Já Roni, de 22 anos, foi titular em duas partidas, mas saiu do banco em outras quatro, tendo jogado seis partidas na temporada. Tem outros jogadores na frente antes de se consolidar no time principal.

Menos badalados

Outros jogadores tiveram chances, mas, ao contrário do quarteto em alta, ainda não caíram nas graças da comissão técnica a ponto de ter sequência. Todos ainda devem ser testados por Mancini no ano.

  • Matheus Donelli, goleiro, 18 anos: é hoje o reserva imediato de Cássio e tem ficado no banco de reservas dos jogos do Corinthians. Foi usado como titular em duas partidas, durante surto de Covid-19 no elenco, quando o titular estava fora.
  • Adson, meia, 20 anos: acumula 53 minutos em campo em 2021, divididos em três jogos. Ainda não teve chance de ser titular e segue brigando por espaço.
  • Antony, atacante, 19 anos: usado em três jogos, tem 61 minutos em campo na temporada e segue em momento parecido com o de Adson, buscando mais espaço.

Badalados

Entre a lista de garotos do Terrão, uma dupla parece gozar de mais prestígio na torcida do que com a comissão técnica de Vagner Mancini: os meias Gabriel Pereira e Vitinho.

GP, como é conhecido, aos 19 anos ainda não emplacou uma sequência na equipe titular. Começou jogando apenas uma partida, totalizando nove jogos na temporada. Costuma ser usado na metade final dos jogos e ainda não parece ter conquistado totalmente a confiança de Mancini.

Já Vitinho, de 21 anos, teve seu contrato renovado até junho de 2024. Durante o ano, chegou a ser usado por Mancini como titular da equipe A, desbancando Luan, mas não sustentou a titularidade e o crescimento do concorrente o fez voltar para o banco. São seis jogos.

Zerados

Alguns jogadores ainda não foram usados por Mancini na atual temporada, mas seguem encorpando as listas de relacionados da equipe e de inscritos. São eles:

  • Goleiros: Caíque França, Alan Gobetti, Guilherme e Yago;
  • Meias: Matheus Araújo e Mandaca;
  • Atacante: Felipe.

Informações: GE

OUTRAS NOTÍCIAS