Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Gari influenciador digital na BA compartilha conteúdos com humor e propõe reflexão: “Para a maioria somos invisíveis”

Gari influenciador digital na BA compartilha conteúdos com humor e propõe reflexão: “Para a maioria somos invisíveis”

O gari Josemario dos Santos, de Feira de Santana, virou celebridade nas redes sociais. Através dos conteúdos informativos e bem humorados sobre limpeza urbana, o Jô, como gosta de ser chamado, já conquistou mais de 23 mil seguidores em seu perfil do Instagram.

Jô trabalha como gari há três anos. A ideia de começar a produzir conteúdo na internet surgiu de uma experiência nada positiva: o preconceito. Quando esta com a farda de gari, ele nota que algumas pessoas agem de forma diferente.

“Eu falava com um colega e ele não respondia. Quando estamos coletando lixo, algumas pessoas colocam a mão no nariz quando passamos, desviam o caminho” .

“Costumo dizer que nossa farda laranja é bastante visível, mas para a maioria das pessoas somos invisíveis. Um simples gesto de passar por um gari e dar um ‘bom dia’ já muda o dia dele. ”, afirma.

Os vídeos fizeram sucesso e hoje milhares de pessoas acompanham a rotina do gari e influenciador digital. Apesar da parte boa da fama, Jô tem consciência de que, no virtual, é preciso tomar bastante cuidado.

“Temos que saber lidar, porque a internet tem o poder de te subir e de te derrubar também. Hoje eu lido bem com isso e conto com a ajuda da minha esposa e da minha sobrinha”, pontua.

Gari tem mais de 23 mil seguidores nas redes sociais — Foto: Josemário

Gari tem mais de 23 mil seguidores nas redes sociais — Foto: Josemário

Apesar do sucesso na internet, o influenciador diz que ainda sofre preconceitos nas ruas de Feira de Santana. Em uma das situações, uma senhora jogou o lixo no chão bem na frente do gari e o ignorou quando foi chamada atenção.

Do preconceito, Jô produziu mais um vídeo informativo para seu perfil. Com a farda, ele afirma: quem limpa sempre será superior a quem suja.

Muito além do humor

No perfil de Jô, não se encontra apenas vídeos divertidos e bem humorados. O gari aproveita o espaço para falar sobre temas importantes, como o descarte de vidro e seringas.

O descarte incorreto desses materiais pode machucar seriamente um dos profissionais. No caso do vidro e de outros objetos cortantes, o indicado coloca-los dentro de uma caixa de papelão ou embrulhados em folhas de jornal. Só depois disso os objetos devem ser colocado no saco de lixo na lixeira.

Já no caso do descarte de seringas, Jô ensina o passo a passo para um despejo consciente.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS