Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Ganhar peso e fazer dieta pode ser ciclo vicioso, alertam médicos

Ganhar peso e fazer dieta pode ser ciclo vicioso, alertam médicos

20170412142836213352e

A busca por regimes milagrosos cresceu na mesma proporção que o excesso de peso na população, e ambos são ocasionados por uma mudança nos hábitos alimentares. Mas é preciso ter cuidado com o ciclo vicioso entre ganhar peso e fazer dieta, como alerta o médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho. “Quando alguém inicia alguma forma de restrição alimentar e não perde peso com a rapidez imaginada, entra em uma fase de frustração. O desejo do alimento ‘proibido’ aflora, a pessoa come mais, exagera e se sente culpada. Com isso, fica insatisfeita com o seu corpo e entra no ciclo de uma nova dieta ou restrição alimentar”, explica o médico.

Por isso, o correto é buscar orientação médica antes de seguir qualquer dieta alimentar. Com o intuito de orientar seus pacientes, três médicas nutrólogas da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) analisaram algumas dietas da moda e seus impactos na vida de pacientes.

Dieta Low Carb
A Dra. Simone Miranda comenta que a premissa da Low Carb é reduzir a ingestão de carboidratos, o que diminui a insulinemia (necessidade de insulina), e consequentemente a fome. Existem várias versões dessa dieta, mas a mais famosa é a dieta de Atkins – na qual existe um elevado consumo de alimentos proteicos. Ela é indicada para emagrecimento, controle de crises refratárias de epilepsia (cetogênica), e melhora do perfil de resistência insulínica (diabetes tipo 2, pré-diabetes, síndrome metabólica). Uma pesquisa publicada na revista acadêmica Nutrients, da Suíça, em agosto de 2017, analisou mais de 20 dietas da moda e comprovou que a de Atkins foi a melhor para perda de peso em curto prazo (6 meses) e em longo prazo (12 meses). No mais, deve ser evitada por quem tem diabetes tipo 1; hipoglicemia; mulheres grávidas; e pessoas com compulsão alimentar.

Mindfulness Eating
“Temos que entender que mindfulness não é dieta ou restrição alimentar, mas sim um programa”, diz a médica nutróloga Dra. Nádia Juliana Beraldo Goulart Borges. Segundo ela, foca na atenção plena no momento presente, de maneira intencional e sem julgamento – a pessoa precisa fazer uma autoanalise, quais são os sentimentos no momento, os fatores externos no momento da alimentação (barulho, pessoas etc), e com quem está fazendo a refeição.

É uma abordagem relativamente recente, por isso, não possui contraindicações evidentes.

Existem alguns princípios básicos no mindful eating:
1 – Permitir a si mesmo estar consciente das oportunidades através da seleção e preparação dos alimentos;
2 – Usar todos os sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante e nutritivo para o seu corpo;
3 – Reconhecer respostas dos alimentos sem julgamento;
4 – Se tornar consciente de sua fome e sua saciedade para guiar as decisões de comer e parar;
5 – Fazer as refeições com calma para que o ato de comer não seja automatizado e guiado por influência ambiental.

Por isso, Dra. Nádia recomenda que se coma sem pressa, beba muita água, faça exercícios e, acima de tudo, respeite seu corpo. “Sinta o gosto da comida. Cozinhe e coma de bom humor. No mais, é importante fazer as refeições na mesa e sem distrações como assistir televisão. Se preferir, combine o momento de alimentação com músicas calmas e relaxantes”, indica.

Foto | Reprodução

OUTRAS NOTÍCIAS