Fundação Cultural comemora 40 anos

unnamed

unnamed

Em 23 de janeiro de 1974, aprovando o seu primeiro estatuto e incorporando o Teatro Castro Alves, o Decreto de nº 23.944 efetivamente criou a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), na estrutura da então Secretaria de Educação e Cultura. Agora em 2014, celebrando seus 40 anos, a FUNCEB está vinculada a uma Secretaria de Cultura autônoma, assumindo a missão de criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

Para notabilizar este marco histórico, serão realizadas, ao longo do ano, ações voltadas ao registro e à memória destas décadas, bem como às perspectivas para o futuro da instituição. As celebrações também se debruçam sobre os mesmos 40 anos da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), igualmente instituída em 1974 como a Coordenação de Imagem e Som, e posteriormente transformada em Diretoria de Artes Visuais e Multimeios.

Já em outubro, as festas serão dos 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, fundada em 1984, a partir do trabalho da coreógrafa, dançarina e professora Lia Robatto, como a primeira escola pública do gênero no país. Atualmente integrada ao Centro de Formação em Artes, a unidade de educação atende uma média anual de mais de mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares, atuando na iniciação, formação técnica e qualificação em dança.

O início da temporada festiva se dá com o lançamento do selo comemorativo, que agrega os três aniversários em conjunto.

 

OUTRAS NOTÍCIAS