Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Funcionários de Biden desembarcam no Brasil para tratar sobre 5G e estabelecer relação com governo

Funcionários de Biden desembarcam no Brasil para tratar sobre 5G e estabelecer relação com governo

Funcionários de alto nível da Casa Branca chegam nesta quinta-feira (5) em Brasília para iniciar conversas com o governo brasileiro sobre o leilão da tecnologia de telefonia móvel 5G, assunto que é prioridade na agenda da comitiva americana liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan. As informações são do jornal O Globo.

O governo de Biden não tem uma relação tão estreita com o Brasil, devido às diferenças políticas. Por aqui, a comitiva deve cumprir sua missão de forma pragmática. Na sexta, o grupo da Casa Branca segue para a Argentina. Com o país vizinho, os americanos cultivam uma relação mais amistosa.

Uma fonte ouvida pelo jornal afirma que a visita da comitiva foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Deve participar do encontro o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“Trata-se de uma visita muito importante. Sullivan trabalha diretamente com o presidente Biden […] é uma missão não apenas americana, é uma missão da Casa Branca que reconhece a importância do Brasil”, afirma o ex-embaixador em Brasília Thomas Shannon ao O Globo.

Já os brasileiros têm a expectativa de que os enviados de Biden reforcem a pressão pela exclusão da empresa chinesa Huawei da lista de equipamentos para a implantação da rede 5G, sob o argumento de que Pequim poderia ter acesso aos dados do governo.

O encontro terá espaço ainda para que a Casa Branca cobre do governo brasileiro sobre o combate às mudanças climáticas. Em sua campanha eleitoral, Biden chegou a criticar a atuação do Brasil frente à preservação da Amazônia.

Informações: BNews

OUTRAS NOTÍCIAS