Figurinha do Ramadan no Instagram: O que deveria ser uma homenagem é marcada pelo desrespeito à tradição e religião alheias em prol da autopromoção

ff2b34ed76b8669ce49f82d4219ad396

Usuários se queixaram de perfis que usaram o pacote especial de figurinhas para promoção de lojas, fotos íntimas e memes, descaracterizando a homenagem ao momento sagrado do islamismo

Em homenagem ao mês sagrado do calendário islâmico, o Ramadan, o Instagram disponibilizou para os seus usuários um novo pacote de figurinhas com imagens que remetem a tradição, que segue um trecho do Alcorão em que o profeta Mohammed fica durante o mês sem comer, é iniciada com o aparecimento da lua nova, por isso a data varia de ano para ano.

Porém, o uso indevido dos stickers, desenvolvidos pela artista Hal Al-Abbasi, vem causando polêmica nas redes sociais. Apesar de não haver uma regra da plataforma sobre como deve ser feito o uso das figurinhas, internautas criticaram o desrespeito de alguns usuários ao momento sagrado da religião islâmica.

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal

Assim como aconteceu em outros momentos como o mês da visibilidade LGBTQIA+, o Instagram dá destaque aos conteúdos marcados com a figurinha especial, para que o maior número de pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

No entanto, o público inclusive muitos influencers, vem usando as figurinhas para autopromoção, divulgando marcas grandes e pequenas, imagens de festas, fotos de biquínis e nudes, bebidas, comidas, memes e piadas. O que é considerado um pecado pela religião.

“Que desrespeito o pessoal usando o figurinha do Ramadan pra se autopromover no insta :( ficaria muito triste se fosse minha religião”, disse um internauta.

“Gente eu fico abismada com a quantidade de gente que nem sequer procura o que é o Ramadan e fica postando foto pra se auto promover que chega a ser FALTA DE RESPEITO!”, comentou outra.

Ramadan: mes sagrado de oração e jejum do islã // O povo usando o sticker com FOTO DA BUNDA”, analisou um terceiro.

Durante o período do Ramadan mesmo quem não jejue respeita o código social e não come nem bebe perto de quem está em jejum. Imagina dançar de biquíni no Instagram e usar a tag pra ter engajamento. Eu me ofendi e não foi pouco. — Joyce (@wyjoy_) April 14, 2021

Como funciona o Ramadan?
Durante o período que compreende o Ramadan, que dura de 29 a 30 dias, os muçulmanos devem fazer jejum do nascer ao pôr do sol, sem comida ou bebida, nem sequer água, sem fumar ou ter relações íntimas.

O momento, Segundo Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), este é um momento de oração, reflexão religiosa, caridade e devoção. As orações acontecem cinco vezes ao dia, que inclui também a leitura do Alcorão.

Informações: Bahia.Ba

OUTRAS NOTÍCIAS