Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Feirenses são convocadas para representar Brasil em competição na França

Feirenses são convocadas para representar Brasil em competição na França

As atletas feirenses Ana Beatriz Barbosa Ferreira (Calangos do Sertão) e Fabiana Oliveira da Hora (Caatinga Trekkers) foram convocadas pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO) para compor a equipe Brasileira Estudantil de Orientação.

As atletas embarcarão na sexta-feira (13), com destino a Normandia, na França, para participar do maior evento multiesportivo internacional para estudantes de 16 a 18 anos, ISFGymnasiade, que acontece de 14 a 22 de maio.

A equipe de reportagem do Folha do Estado conversou com as atletas feirenses, que falaram desse momento especial de compor a Seleção Brasileira Estudantil de Orientação em um dos maiores eventos multiesportivo mundial. “Eu estou muito feliz por esta oportunidade tão diferente por estar indo competir na Europa, onde também foi o princípio da orientação. Irei aproveitar o máximo, ter experiência diferente, conhecer novos lugares e pessoas diferentes, espero trazer medalhas para o nosso país. Quero agradecer a todos que me ajudaram, para que hoje eu chegasse a essa competição internacional. Agradeço a todos da minha equipe Calangos do Sertão, por todo apoio. Não posso esquecer de agradecer a Sudesb, que nos apoia com o bolsa esporte do pró-cultura, a Federação Baiana de Orientação, pois foi através da minha entidade que consegui participar das competições no Brasil, obtendo assim o ranking e poder ser convocada para essa competição. Outro apoio muito importante foi o da minha escola Assis Chateaubriand que acreditou e me apoiou desde o início”, disse Ana Beatriz.

“Quero também destacar o apoio dos meus pais, da minha família, professores. Eu acho muito incrível e importante esse incentivo ao esporte e força para nós jovens de poder acreditar que o esporte muda pensamentos e vidas. Quando comecei na orientação em 2018, nunca imaginaria que hoje, eu poderia ter um patrocínio, ter uma oportunidade super incrível de estar indo representar o Brasil em outro país. Eu sempre acreditei que isso era possível, senão trazer medalhas, já me sinto vencedora só por estar competindo na Europa, por essa experiência incrível e é isso vamos lá Brasil”, finalizou.

Fabiana Oliveira da Hora representante da equipe feirense Caatinga Trekkers (35º Batalhão de Infantaria/Feira de Santana-BA), também contou da emoção de representar seu país na Europa. “Na verdade, não tenho palavras para expressar a emoção desse momento que estamos vivendo. É um sonho que eu estou realizando graças a Deus primeiramente a minha família, meus amigos que tem me dando total apoio. E claro a minha equipe Caatinga Trekkers-35ºBI, que me ajudaram tanto. Quero agradecer a todos que estão torcendo por mim. É incrível saber que estamos indo competir onde a orientação começou e a expectativa é de poder trazer medalhas, mas só de estar representando o Brasil, para mim já sou uma vencedora”, ressaltou.

Quem também opinou a respeito da participação das duas atletas feirenses foi o presidente da Federação Baiana de Orientação (FBO), Renato Rodrigues. “A nossa expectativa quanto a ida das meninas, nossas representantes para esse evento na França. É que elas não vão trazer nas suas bagagens somente experiência esportiva, mas também experiência social. Elas também vão representar a orientação baiana. Isto prova que a orientação da Bahia está no caminho certo, nós temos vários parceiros os quais a gente recorre sempre e que nos devolvem a esperança a exemplo da Sudesb. Minha esperança com essas meninas neste mundial é que a orientação seja cada vez mais reconhecida, cada vez mais praticada, inclusive que a gente tenha na cabeça que qualquer um pode galgar o seu lugar na orientação. Se você quer praticar só para se divertir pode, mas se você tem maiores ambições, ou seja, de querer chegar a uma seleção Brasileira chegar representar o Brasil em uma delegação você também pode. Só depende dos seus méritos e da sua força de vontade porque a FBO, junto com as suas parcerias estão aqui para proporcionar isso. Forças meninas estamos com vocês”, concluiu.

A coordenadora da equipe Calangos do Sertão, professora Erica Telles também deixou uma mensagem de incentivo para as duas atletas. “Agradecemos o empenho de todos para que isso fosse possível. Um agradecimento especial para o primeiro vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Francisco Braz e sua diretoria. Sem o envolvimento pessoal do mesmo e a compreensão da diretoria, o projeto não teria sucesso. Esta é a maior prova de que o trabalho conjunto, bem-intencionado e transparente, sempre atinge bons resultados. A presença da nossa equipe, juntamente com a Caatinga Trekkers nesta competição, além da valorização dos nossos atletas, projetou nosso país no cenário mundial da orientação. Desejamos boas rotas aos nossos atletas”, concluiu.

Confira a relação dos atletas convocados:

EQUIPE FEMININA:

Ana Beatriz Barbosa Ferreira – CBO 18720 – CALANGOS DOSERTÃO / FBO

Fabiana Oliveira da Hora – CBO 19517 – CAATINGATREKKERS / FBO

Lara Nobre Dayrell – CBO 17094 – COFORT / FECORI

Júlia Vieira de Andrade – CBO 17481 – COQUEIRO / FECORI

EQUIPE MASCULINA:

Victor Mendes de Holanda Lins – CBO 8702 – BRAVO / FEOPE

Luiz Guilherme Maciel Melo – CBO 18212 – COQUEIRO / FECORI

Luiz Felipe Peixoto Pennafort – CBO 18874 – COMANE / FORN

Francisco Geilson Martins Silva – CBO 16905 – CODL / FECORI

TÉCNICOS DA EQUIPE:

Evelyn Karin Merenda – CBO 3678

Flávio Henrique de Holanda Lins – CBO 3366

OUTRAS NOTÍCIAS