Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Feira de Santana recebeu mais de 10 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 neste domingo

Feira de Santana recebeu mais de 10 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 neste domingo

A aeronave com as 119.500 doses do imunizante produzido pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, chegou no aeroporto de Salvador durante a manhã deste domingo (24).

Em Feira de Santana, 10.400 doses da vacina chegaram em dois lotes também no domingo. O primeiro por volta das 15h e o segundo às 17h.

De acordo com a referência técnica do setor de imunização do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste Conceição Sampaio Rios, das doses disponíveis, cerca de 8 mil ficarão na cidade e as demais serão distribuídas para outros 22 municípios vizinhos.

‘A quantidade que chegou foi muito pequena, essa semana o carregamento vai ampliar um pouco mais para que toda a primeira fase, pelo menos, seja contemplada. Estamos chegando ao percentual de 60% dos trabalhadores de saúde. Feira de Santana vai receber um quantitativo quase que 70% das doses recebidas e ainda hoje pela manhã os outros municípios vão receber as doses, todo o processo deve até as 14h’, afirma Conceição à nossa reportagem.

Todas as doses deste primeiro lote da vacina de Oxford serão usadas como primeira dose, já que neste caso, o período de intervalo entre a primeira e segunda dose é de 72 a 90 dias, diferente do exigido com a Coronavac que já vem sendo aplicada e tem intervalo de 14 a 28 dias entre a aplicação das duas doses e, em função disso, a Secretaria de Saúde da Bahia reservou metade do estoque recebido para garantir a aplicação da segunda dose.

Segundo o prefeito Colbert Martins Filho, o objetivo é que ainda esta semana, a vacinação avance para a segunda etapa da primeira fase de imunização da cidade, atingindo todos os idosos e profissionais de saúde da cidade.

‘Essa nova remessa da Oxford ainda será para o público alvo inicial, os que ainda não receberam a dose da Coronavac. Já mandamos pedir a relação de todas os profissionais de saúde das unidades públicas a privadas para ampliarmos o público alvo de vacinação ainda esta semana’, disse.

Cerca de 75 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina na Bahia nas 417 cidades do estado. Elas receberam o imunizante Coronavac, que chegou na última segunda-feira (18). Em Feira de Santana, a secretaria Municipal vacinou em média 4 mil profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença e idosos institucionalizados.

OUTRAS NOTÍCIAS