Feira de Santana não recebeu nenhuma das 178 mil doses de vacinas contra Covid-19

Feira de Santana recebe mais 3.670 doses da CoronaVac

Das 178.600 doses de vacinas contra Covid-19 que chegaram na noite de ontem (9), na Bahia, o município de Feira de Santana não recebeu nenhuma, o governo declara que o município não alcançou a meta de vacinação da remessa anterior, porém, o prefeito Colbert Martins afirma que alcançou sim e que houve um problema burocrático por conta da falta de atualização do sistema.

“Nós já vacinamos mais de 90% da meta e temos três mil doses aqui, mas houve uma problema de alimentação do sistema, no fim de semana. É um problema burocrático porque nós estamos informando dentro do sistema. Do ponto de vista de vacinação, nós temos 3 mil doses para vacinar e em três dias termina. O problema é burocrático porque teve problema no sistema”, explicou o prefeito.

Diariamente o sistema é alimentado com dados atualizados sobre o número de pessoas vacinadas nos municípios. No caso de Feira de Santana, por exemplo, há inclusive um vacinômetro, que por sinal está desatualizado, o último lançamento foi no último dia 22 de fevereiro, mas ainda assim os dados são encaminhados pela prefeitura para o sistema governo do estado.

Em entrevista o prefeito informou que não sabe quando as novas doses chegarão e que essa suspensão da entrega prejudicou a cidade inteira.

“Não tenho a menor ideia de quando a vacina vai chegar, só sei que foi um prejuízo enorme para a população toda. É uma insensibilidade imensa, paralisar porque pode prejudicar uma população inteira por uma não digitação incompleta”, declarou.

Colbert ainda afirmou que não precisa enviar uma justificativa à Secretaria Estadual de Saúde, “eles sabem”.

“Não preciso justificar. É um recurso do Governo Federal. É uma decisão da Bahia, do governo do estado, e que prejudica o povo da cidade”, reclamou.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou que o município já aplicou mais de 88% das doses recebidas, e que esses dados serão atualizados no sistema nos próximos dois dias, conforme garante o secretário municipal de Saúde, Edval Gomes.

A vacinação em idosos acima de 79 anos continua com o fluxo normal.

No total, 3.701 idosos estão agendados para receber a vacina. Vale salientar que a aplicação da segunda dose é para completar o esquema vacinal. 

OUTRAS NOTÍCIAS