Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Estagiário da NASA descobre um novo planeta 3 dias depois de começar a trabalhar

Estagiário da NASA descobre um novo planeta 3 dias depois de começar a trabalhar

Muitos jovens sonham com a carreira de astronauta e trabalhar na icônica NASA. No entanto, se para a grande maioria isso não passa de um sonho distante, para Wolf Cukier, 17 anos, é a mais pura realidade.

Ele arrumou um estágio de verão na NASA e, com apenas 3 dias de emprego, descobriu um novo planeta. Isso que é comprometimento!

Na época da descoberta, em 2019, o jovem tinha acabado se ser aprovado em um estágio de verão de 2 meses da NASA, no Goddard Space Flight Center. Cukier vive em Nova York e, além de ser um gênio, teve a sorte de ver os dados certos na hora certa.

novo planeta fica a uma distância de 1.300 anos-luz da Terra e voltou a circular na internet nas últimas semanas.

A descoberta

Logo que começou a estagiar na NASA, Cukier ficou encarregado de examinar os dados transmitidos através do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) – um telescópio espacial que procura planetas fora do nosso sistema solar.

“Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338b. No início, pensei que era um eclipse estelar, mas depois descobri que era um planeta”, relembra o adolescente.

novo planeta descoberto estagiario NASA
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER

A diferença entre os outros planetas do sistema solar é que este orbita em torno de duas estrelas ao mesmo tempo e isso era exatamente o que ele estava procurando!

Em seguida, Cukier mostrou as imagens ao seu mentor, que confirmou que se tratava de um novo planeta: “Eu levei para o meu mentor, olhamos os dados das estrelas e notamos duas quedas adicionais na luz, então começamos a fazer análises para ver se realmente poderia ser um planeta”, afirma.

novo planeta descoberto estagiario NASA
Foto: reprodução/Twitter @jessi

Reconhecimento merecido

As últimas imagens geradas por computador e lançadas recentemente na internet, viralizaram e o novo planeta cresceu em popularidade, com mais de 1,2 milhão de curtidas e 257 mil retuítes.

E o melhor de tudo: muita gente reconhecendo que o grande responsável pela descoberta foi um garoto de 17 anos.

novo planeta descoberto estagiario NASA
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER

Seus próximos passos? Hoje ele já voltou para casa, onde está concluindo o ensino médio,. Mas seus sonhos são altos e sua vida está apenas começando.

“Pretendo estudar física e astrofísica”, diz ele. “A partir daí, uma carreira em pesquisa espacial é atraente”, reforça.

Com este currículo aos 17 anos, ninguém duvida que Cukier conquistará muita coisa! 👏

Informações: BBC

OUTRAS NOTÍCIAS