Escritora Camila Oliver lança livro sobre Chico Buarque, em Feira de Santana

unnamed (1)

unnamed (1)

Acontece o lançamento do livro, Chico Buarque: O tempo, os temas e as figuras, da professora mestre e escritora Camila Oliver, no próximo dia 07 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas na livraria Nobel em Feira de Santana, prometendo momentos de música e poesia e o livro a preço promocional de lançamento.

De acordo com a escritora Camila Oliver, o livro é fruto da dissertação de mestrado orientada pelo professor doutor João Antônio de Santanna Neto, do Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa durou 02 anos, e contou com o apoio da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), e a publicação foi possível após convite da Editora Appris, de Curitiba.

Camila Oliver continua falando porque a escolha de Chico Buarque como objeto de estudo e pesquisa. “Chico Buarque é um poeta encantador. Neste livro, trabalhamos com as composições políticas datadas de 1970 até 1980, período compreendido entre o Ato Institucional nº 5 (AI-5) e o movimento pelas eleições “Diretas Já”. A escolha deu-se principalmente pela forma magistral que Chico Buarque compõe naquele período de extrema censura, permitindo-nos leituras diversas de uma mesma letra, realizando o que Ernest Fischer (1973, p.38) nos propõe como uma das funções da arte: “A função da arte não é a de passar pelas portas abertas, mas, de abrir as portas fechadas,”” explicou.

Quem desejar adquirir o livro poderá encontrá-lo na livraria Nobel em Feira de Santana ou no site da Editora Appris. Depois do lançamento dia 07 de fevereiro na livraria Nobel, acontecerá também um lançamento no dia 11 de março na UNEB de Euclides da Cunha, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias XXII, onde Camila trabalha como docente dos componentes curriculares de Linguística Histórica e Semiótica. E a terceira cidade escolhida para o lançamento será Salvador, com local e data a serem definidos e informados a todo público.

Sobre Camila Oliver

GEDSC DIGITAL CAMERA

Camila é natural de Feira de Santana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador (UNIFACS), mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB),docente na Universidade do Estado da Bahia, membro do grupo de estudos interdisciplinares em língua, linguagem e cultura – GELLC.

“Nasci em Feira de Santana, em uma família que me ensinou o valor da palavra, o amor pela narrativa e a responsabilidade política. É por isso que dedico este livro ao meu falecido avô, Francisco Oliver, que me ensinou a importância do contar-se a cada história narrada à mesa. Ele é o meu herói em seu cavalo que só falava inglês (a sua Harley Davidson),” expressou emocionada.

Sinopse

No livro, Chico Buarque: O tempo, os temas e as figuras, a escritora Camila Oliver analisa as composições políticas de Chico Buarque datadas de 1970 até 1980, período compreendido entre o Ato Institucional nº 5 (AI-5) e o movimento pelas eleições “Diretas Já” de acordo com a Semiótica Greimasiana, aprofundando o olhar por sobre as figuras ligadas à temática do mundo carnavalizado apontado por Bakhtin ([1965] 2008), e percebendo como a relação entre a tensão e a significação apresentada por Fontanille e Zilberberg (2001), bem como o trabalho com a intensidade e a duratividade no texto contribuem no que tange a identificar a sua relação com os fatos da época da composição.

OUTRAS NOTÍCIAS