Escolha de atriz negra para papel em ‘A Pequena Sereia’ divide opinião na internet

halle-baily-arquivo-pessoal-instagram-2019

Depois de muita expectativa, a jovem Halle Bailey, 19, foi anunciada para o papel de Ariel na versão live-action do desenho da Disney, “A Pequena Sereia”. A escolha, contudo, não foi unanimidade entre os fãs nas redes sociais. Enquanto muito se sentiram representado com uma atriz negra para a personagem, outros questionaram a falta de semelhança entre Halle e a sereia do desenho infantil – branca e ruiva.

“Péssima escolha, a Ariel é branca e ruiva gente, não tenho nada pela cor negra, pelo contrário acho lindo mas descaracterizou totalmente a personagem”, comentou um internauta na publicação de uma página sobre filmes e séries.

“Sério isso? Cara, me diz um motivo para escolha dela? Lacração? Representatividade? Linda, muito linda, mas não tem nada a ver com a Ariel, qual o problema de escolher uma atriz ruiva? Me diz? Infelizmente as live-actions da Disney estão ficando podres, daqui a pouco a Tiana é branca e a Branca de Neve é negra”, criticou outro.

Mas houve também quem apoiasse a “quebra de tabus” da Disney e a importância para a representatividade dos jovens negros:”A Disney levou 55 anos para apresentar a primeira princesa não branca, a Jasmine. Décadas depois, gostamos de pensar que, se ‘A Pequena Sereia’ fosse lançado hoje, a Ariel poderia ser negra sem nenhum problema.Que escolha importante a Disney fez hoje. Seja bem vinda, Halle”, celebrou uma fã.

“Sabe o que o fato da Ariel ser negra vai mudar na história da Pequena Sereia? Nada. Sabe o que vai significar para milhões de crianças negras?Elas FINALMENTE vão se ver representadas como princesas nas telonas. Ariel negra é só amor”, diz outro post no Twitter.

Halle Bailey atuou ainda criança no filme “As Férias da Minha Vida” (2006) e recentemente, desde 2018, protagoniza a série “Grown-ish”, sucesso teen da Netflix. Mas foi com a voz que a garota ficou famosa, graças à dupla formada com a irmã Chloe, ainda em 2011. As duas viralizaram com covers de canções de artistas ilustres, como Beyoncé, que anos depois convidou as duas para abrir um dos seus shows.

Segundo o site Adoro Cinema, ela superou diversas candidatas ao longo de meses sendo submetida a testes, e superou a atriz Zendaya, que já atuou em outras produções da Disney e está em “Homem-Aranha: Longe de Casa”, que estreia nesta quinta-feira (4) nos cinemas.

Ainda sem confirmação, segundo informações da Folha de S. Paulo, há rumores de que a atriz Melissa McCarthy será a vilã Úrsula no filme, e Jacob Tremblay, o peixe Linguado. A previsão é de que o longa estreie em 2020.

A jovem atriz comemorou a confirmação do papel em um post no Instagram, com um desenho que mostra uma versão da Ariel negra. “Sonhos se tornam realidade”, escreveu Halle.

Informações: Bahia.ba/Caldeirão do Paulão

OUTRAS NOTÍCIAS