Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Equipe feirense de orientação conquista 32 medalhas em competição nacional

Equipe feirense de orientação conquista 32 medalhas em competição nacional

A orientação feirense mostrou força durante a disputa do vigésimo segundo Campeonato Brasileiro de Orientação 2022. A equipe feirense Calangos do Sertão, retornou para Bahia com a bagagem mais pesada. Foram 32 medalhas conquistadas.

A competição ocorreu de 20 a 24 de abril, com áreas de competição localizadas na cidade de Curitiba e Quatro Barras (PR) cidade da Região Metropolitana de Curitiba. O evento esportivo teve início na última quarta-feira (20), com as pistas modelos para o treinamento dos atletas localizada no Jardim Botânico. Os atletas tiveram acesso ao mapa através do aplicativo MapRun6, podendo treinar diversas rotas disponibilizadas pelo sistema.

A abertura oficial do campeonato aconteceu na quinta-feira (21) com a modalidade Sprint (urbana) dentro Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com um percurso muito complexo e estratégico que exigiu dos atletas tomadas de decisões rápidas e precisas.

No mesmo ambiente, aconteceu de forma paralela, a modalidade PreO (Orientação de Precisão), na qual a atleta Dagmar Santana da equipe Calangos do Sertão ficou em 4° lugar. No Sprint, a equipe feirense conquistou 14 medalhas, sendo 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze.

A modalidade Floresta

Na sexta-feira (22) e no sábado (23). “Por ser em um ambiente muito diferente do que treinamos e competimos na Bahia, o percurso na floresta foi duro e desafiador. O cenário da prova foi em uma fazenda com um extraordinário complexo de lagoas que se transformou em um verdadeiro labirinto. O relevo com grandes desníveis em meio à Floresta de Araucária promoveu o espetáculo da corrida, a superação de cada atleta até chegar aos pontos de controle espalhados no terreno. O campeonato foi fantástico. Mas precisamos melhorar muito o nível técnico da nossa equipe. Toda essa experiência é crescimento para nossa garotada”, disse a professora Erica Telles atleta e coordenadora da equipe Calangos do Sertão. Na modalidade Floresta, a equipe feirense contou com 11 medalhistas: sendo 2 medalhas de ouro, 6 de prata, 2 de bronze e mais um 5° lugar.

Revezamento em Trio

Para encerrar com chave de ouro, no domingo (24) último dia da prova, aconteceu a corrida de Revezamento em Trio. Experiência ímpar para o jovem João Carlos Souza, atleta da categoria H20A, campeão nas modalidades Sprint e Floresta no percurso médio e longo. Primeira vez participando deste tipo de modalidade, João Carlos contou à reportagem do jornal Folha do Estado, sobre a experiência. “O que eu senti foi muita animação, foi uma verdadeira ansiedade por parte de todos os trios, porque todos saem juntos ao mesmo tempo, aí sempre vem os trios trocando os corredores. Aí é aquela expectativa para você correr, sendo que tem toda uma ordem, ou seja, é algo fantástico. A experiência que eu tive nesse tipo de prova é que pequenos podem cair muito. Mas, estou muito contente com todos os aprendizados que pude adquirir em um evento dessa magnitude”, afirmou.

No Revezamento em Trio, Calangos do Sertão teve duas equipes em terceiro lugar.

Resultado final da equipe Calangos do Sertão:

Sprint 

1º Lugar:

Erika Teles D45A

Cleberson Paiva H20E

João Carlos Souza H20A

Levi Frejatt Moreira H20B

2º Lugar:

Geovanna Teles D20E

Rafaela Santana DJuniorN

Noa Aboody D21A

Gabriel Sá H20A

João Pedro Avelar H20B

3º Lugar:

Giulio Teles H12B

Jonathas Silva H20E

Alana Souza D18E

William Miranda H20B

Geane Nunes D55B

Floresta

1º Lugar:

Levi Frejatt H20B

João Carlos Souza H20A

2º Lugar:

Fernanda Barbosa D20B

William Miranda H20B

Gabriel Sá H20A

Alana Souza D18E

Geovanna Teles D20E

Jonathas Silva H20E

3º Lugar:

Giulio Teles H12B

João Pedro Avelar H20B

5º Lugar:

Gennhsa Sobreira D21E

PreO

4º Lugar

Dagmar Santana

Revezamento em Trio

3º Lugar

D- Adulto – Geovanna Teles, Gennhsa Sobreira, Noa Aboody

D-Junior – Alana Souza, Fernanda Barbosa, Ana Beatriz Ferreira 

OUTRAS NOTÍCIAS