Equipe de enfermagem dos CAPS recebe treinamento de primeiros socorros

CAPS-4

Nesta terça-feira (22), a equipe de enfermagem que atua na Rede de Saúde Mental de Feira de Santana participou do treinamento sobre primeiros socorros. O evento realizado no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III teve como objetivo preparar os novos profissionais que chegaram ao setor.

Conforme a enfermeira e bombeira civil, Estéfane Santos, a capacitação teve como foco situações de urgência e emergência clínicas e traumáticas, que podem ocorrer, em determinadas situações, no dia a dia.

“Falamos sobre obstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória, desmaio, envenenamento, fraturas, hemorragias e episódios cotidianos que podem ocasionar um grau de risco e levar a pessoa a óbito quando não tratada da forma correta, o mais rápido possível”, destacou.

A enfermeira, Dalva Viana, que esteve como participante do treinamento, relata que o momento é necessário para todo profissional que atua dentro da área da saúde. “Um ponto importante que chamou a minha atenção foi como lidar com as lesões. Agora é colocar em prática e, com certeza, vamos conseguir oferecer um suporte mais ágil e minimizar os riscos”, pontuou.

Já para a técnica de enfermagem, Máxima Bacelar, a capacitação é fundamental para os trabalhadores de qualquer área. “Todo mundo deve saber salvar uma vida. Nós, constantemente, somos orientados nesse sentido. E agora, com o olhar voltado aos pacientes psiquiátricos, traz mais confiança na hora em que a gente vai prestar o atendimento”, frisou.

Segundo a coordenadora-geral da Rede de Saúde Mental, Regicelia Silva, o evento faz parte de uma série de capacitações que estão sendo promovidas em todo o departamento. “Nossa proposta é habilitar todos os trabalhadores, desde os que ficam na recepção e acolhe o paciente até a equipe médica que desempenha a assistência especializada”, enfatizou.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS