Entidades discutem mais cultura quilombola e indígena nas escolas

Entidades discutem mais cultura quilombola e indígena nas escolas

XIII-Semin_rio-Afro Decendente-Fotos-Washington Nery-25-11-15 (5)

Temas de cunho social e étnico-racial estiveram em debate durante dois dias em Feira de Santana dentro da programação do Novembro Negro. O XIII Seminário Regional Afro-descendente Portal do Sertão, iniciativa da Ong Odungê, com o apoio da Prefeitura Municipal, reuniu na terça, 24, e nesta quarta-feira, 25, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, da Fundação Senhor dos Passos, bairro Baraúnas, líderes religiosos, estudiosos, representantes da sociedade civil e do Ministério Público.

O evento contou com palestras e mesas de debate. Na tarde desta quarta-feira, durante o encerramento, pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, Hely Pedreira, e Renê Nascimento, abordaram sobre a aplicação da lei complementar de número 11.645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas.

Renê Nascimento, que é um dos coordenadores do Núcleo de Educação para as Relações Etnicorraciais e Educação Escolar Quilombola (NEREEQ), da Seduc, falou do trabalho de formação de professores que atuam nas comunidades quilombolas. “Os livros didáticos sempre abordaram a cultura europeia. A formação dos professores sempre foi pautada na visão eurocêntrica. Desta forma, a Secretaria de Educação tem proporcionado a formação de professores para que possam atuar nas comunidades quilombolas”, afirmou.

Lourdes Santana, presidente do Conselho das Comunidades Negras, considerou a relevância do seminário e comentou sobre a ausência de maior número de pessoas dos movimentos negros no evento. “Esse é um momento para debater políticas públicas nas diferentes áreas, como saúde, cultura, educação, lazer, que contemplem a população negra de modo geral. Mesmo diante de tantos convites feitos, muitos não compareceram”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, esteve presente.

OUTRAS NOTÍCIAS