Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Entenda como irá funcionar a prova de vida digital para aposentados e pensionistas em Feira de Santana

Entenda como irá funcionar a prova de vida digital para aposentados e pensionistas em Feira de Santana

A prefeitura de Feira juntamente com o Instituto de Previdência de Feira de Santana lançou o aplicativo Regime Próprio de Previdência Social que permite que aposentados e pensionistas façam a prova de vida por meio digital. Em entrevista ao Portal de Olho na Cidade, o diretor do Instituto de Previdência de Feira de Santana, Elionai Santana, disse que o aplicativo beneficia principalmente os servidores que não podem sair de casa devido à pandemia.

“Chegou como uma luva o aplicativo Meu RPPS, principalmente para os aposentados e pensionistas que não podem sair de casa devido ao momento que a gente tá vivendo. É muito fácil e intuitivo, o servidor pode baixar o aplicativo nas lojas IOS ou Android, depois de baixar o aplicativo ele precisa colocar a cidade e o estado em que reside, CPF, data de nascimento e anexar a foto de algum documento de identificação com foto, frente e verso, e em seguida basta realizar o reconhecimento facial por meio de uma foto do rosto e assim estará sendo validada a prova de vida.” Informou.

O aposentado ou pensionista pode acompanhar, por meio do próprio aplicativo, o status da solicitação para verificar se o procedimento foi validado. Aqueles que não foram validados devem aguardar novas instruções para realização da prova de vida presencial, sem prejuízo de ter o seu benefício suspenso.

Elionai ressaltou também que os servidores inativos terão até o dia 31 de outubro para realizar a prova de vida digital.

“A gente acha que conseguimos atingir mais ou menos 80% dos servidores com esse aplicativo. Serão 60 dias de prova de vida, sendo que aquelas pessoas que não conseguirem de forma alguma utilizar o aplicativo, vamos marcar uma segunda etapa, presencialmente, de forma escalonada e com todo o aparato justamente para evitar essa questão da contaminação.” Pontuou.

CORREIOS

Aqueles que não residem no país podem realizar a prova de vida pelo Correios. Os documentos (confira em anexo quais são) deverão ser enviados com Aviso de Recebimento (AR) para o IPFS, situado à Rua Leolinda Bacelar Lima, n° 207, Centro, Feira de Santana/BA, CEP 44.001-240.

PESQUISA EXTERNA

Para os aposentados ou pensionistas portadores de moléstia grave, residentes no município, que tenham dificuldades de locomoção, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento dos técnicos à residência para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.

O requerimento para realização da prova de vida por meio de pesquisa externa, deverá ser efetuado por interessado, perante o IPFS, com apresentação de documento de identificação do requerente e do aposentado ou pensionista e comprovação da dificuldade de locomoção por atestado médico ou declaração emitida pelo hospital. O serviço deverá ser previamente agendado no IPFS.

Informações: De Olho Na Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS