Edifício Sarkis necessita de intervenção urgente aponto laudos

edificios

Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (31) o diagnóstico final sobre o edifício Sarkis, no centro de Feira de Santana, que foi interditado por risco de desabamento no dia 18 de agosto. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Pedro Américo, os laudos finais de todos os estudos ficaram prontos hoje e mostram a necessidade de uma intervenção urgente no imóvel.

“Isso nos preocupa muito. A gente tava acompanhando o processo de forma topográfica e mostrava o prédio sem movimentação, entretanto os dados de sondagem mostram que o prédio estava trabalhando no limite de serviço e isso quer dizer que qualquer nova ação, seja da natureza ou de novas cargas no prédio, ele pode voltar a se movimentar. É importante ressaltar para a população que os laudos têm diversos objetivos, cada laudo apresenta uma parte do problema”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo Pedro Américo, o prédio sé poderá voltar a funcionar se for feita a obra de intervenção. Ele informou que os proprietários do imóvel já foram notificados e tem um prazo de 15 dias para entregar o projeto de intervenção. Durante esse período, a Defesa Civil vai manter o processo de monitoramento do edifício.

“Se houver necessidade, a prefeitura tem a possibilidade de fazer algumas intervenções, mas isso só será feito com as garantias de que poderá cobrar os recursos dos proprietários. Estamos estudando a possibilidade de, se houver a negativa dos proprietários, a gente fazer um escoramento, onde já temos um estudo pronto. O imóvel é particular e a prefeitura tem as etapas de verificação. Havendo essa negativa dos proprietários, a prefeitura buscará as medidas cabíveis para garantir a segurança do local”, destacou.

Fonte: Acorda Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS