Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Doses de vacina chegam em Feira de Santana

Doses de vacina chegam em Feira de Santana

Doses das vacinas pentavalente e DPT chegaram em Feira de Santana na última terça-feira (10) na Secretaria Municipal de Saúde. Foram 2.500 doses da pentavalente e 3.000 doses da DTP. As vacinas estão sendo distribuídas de forma gradativa para todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família.

“A previsão é que todas as unidades estejam abastecidas até esta sexta-feira. Até o momento estão abastecidas as 12 Unidades Básicas de Saúde”, afirma a coordenadora do setor de Imunização, Simone Neves.

Ainda de acordo com ela, o abastecimento está sendo normalizado desde novembro e a Secretaria de Saúde está recebendo uma grande quantidade, mas devido a demanda reprimida estas doses estão sendo insuficientes.

“Em 15 a 20 dias as doses estão se esgotando das unidades, devido a grande procura. Solicitamos um quantitativo superior para que não haja falta devido a demanda reprimida, porém estão recebendo a quantidade normal que recebíamos antes do desabastecimento nacional”, explica Simone Neves.

A vacina pentavalente protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophillus influenza tipo B e faz parte do calendário nacional de imunização de crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Já a DTP protege contra a Difteria, Tétano e Pertússis (Coqueluche), reforço da pentavalente, também faz parte do calendário nacional de imunização de crianças de 15 meses e 4 anos de idade.

“Orientamos aos pais e/ou responsáveis que procurem a unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. A vacina é a forma mais eficaz de proteger contra diversas doenças”, pontuou a coordenadora do setor de imunização.

OUTRAS NOTÍCIAS