Dez presos são transferidos de delegacia superlotada após presídio de Feira de Santana ser liberado pela Justiça

presidio-feira-01-ok

presidio-feira-01-ok

Dez presos foram transferidos da carceragem do Complexo de Delegacias para o Conjunto Penal de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, nesta terça-feira (7), um dia após a Justiça liberar o presídio para receber novos detentos. A informação foi divulgada pela Polícia Civil.

O Complexo Penal estava parcialmente interditado desde o dia 26 de abril, após a Justiça atender um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), pelo não cumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que previa a expansão do presídio e separação de presos do regime fechado e semiaberto, bem como dos provisórios dos definitivos.

Desde a interdição, o Complexo de Delegacias de Feira de Santana, que tem capacidade para 20 detentos, estava com 80, o que configura superlotação de 60 presos. Com a transferência desta terça-feira, a unidade segue com 70 detentos. Outros devem ser transferidos nos próximos dias, segundo a polícia.

Liberação

Conjunto Penal de Feira de Santana, na Bahia, teve fuga de seis preso (Foto: Almir Melo / TV Subaé) Conjunto Penal de Feira de Santana, na Bahia, teve fuga de seis preso (Foto: Almir Melo / TV Subaé)

O Conjunto Penal de Feira de Santana foi liberado após um novo TAC ser firmado com o MP. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), o presídio, antes da interdição, tinha 340 vagas, mas abrigava 900 presos. Durante os últimos três meses, a unidade passou por uma reforma para atender às exigências feitas no acordo e ampliou o número de vagas para 1.356, o que permite a entrada de novos.

Agora, a unidade prisional também tem nove portais detectores de metais, circuito interno de câmeras, controle de abertura e fechamento das celas, sem que haja necessidade de contato do agente penitenciário com os presos.

OUTRAS NOTÍCIAS