Já é do conhecimento de todos a máxima que diz que quem canta seus males espanta. Mas quem canta bem, acaba espantando também os males de quem tem o prazer de ouvir uma bela voz entoando uma boa música ou uma canção marcante.
E no Centro Odontológico do Povo (COP) de Feira de Santana, localizado na Avenida Getúlio Vargas, a Dra. Lidiane Calazans canta e encanta seus pacientes enquanto cuida dos dentes deles e desmistifica a idas ao dentista, quase sempre associadas a momentos de dor e desconforto.
Com um vasto repertório – que vai de Adele à Marília Mendonça -, e uma voz doce e macia como o néctar dos deuses, Dra. Lidiane canta maravilhosamente bem enquanto atende os pacientes do COP, proporcionando alívio e relaxamento no tratamento dos problemas dentários que muitas vezes, inevitavelmente, acabam proporcionando alguns momentos de desconforto às pessoas que sentam em sua cadeira de atendimento.
“Eu canto desde a faculdade. Por todos os lugares que passo, eu canto. Posso estar em qualquer lugar ou ocasião que, quando uma canção me vem à mente, até mesmo sem perceber, me pego cantando. Eu amo cantar, pois gosto muito de música. E eu escuto de tudo, desde música sertaneja ou internacional, até músicas de época, temas de novelas, música popular, enfim, Eu amo música e amo cantar”, diz Dra. Lidiane.
Ela diz que cantar profissionalmente é uma ideia que já passou pela cabeça dela, mas que preferiu optar pela segurança que uma carreira mais estável lhe proporcionaria. “Desde muito nova sempre gostei de música e sempre me encantei pela área musical. Só não investi na carreira musical porque vencer nessa área é muito complicado, é uma área muito incerta, então busquei uma carreira mais estável e segura, estudei odontologia”, revela a dentista cantora.
A ideia de cantar enquanto atende seus pacientes veio da sensibilidade que ela nutre em relação à sua profissão. “É preciso olhar para o paciente de uma forma holística e mais humanizada. As pessoas já associam a ida ao dentista a momentos de dor e desconforto, então eu tento desmistificar essa ideia e, ao mesmo tempo, proporcionar um pouco de leveza aos tratamentos”, diz.
E Dra. Lidiane ainda brinca, dizendo que para cada procedimento, escolhe uma canção diferente e que dialogue mais com o momento e com o sentimento que a acomete na hora de cuidar de seus pacientes. “Quando é um procedimento mais doloroso e invasivo, como uma extração, canto um louvor muito bonito, Acalma o meu Coração, de Anderson Freire. Quando são crianças, canto uma música do desenho da Barbie, que minha filha gosta muito, a Barbie Popstar. Já os homens, geralmente preferem músicas de Chitãozinho e Xororó, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas”, revela a dentista.