Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

De que é feita a areia?

De que é feita a areia?

A areia é feita de rochas erodidas por rios, esqueletos e conchas de invertebrados, bem como carbonato de cálcio de cocô de peixe-papagaio! Ninguém presta atenção à areia. Claro, vamos à praia e usamos a areia para fazer castelos, e / ou como pano de fundo para abastecer nosso Instagram com cenas de verão, mas com que frequência realmente pensamos nisso? De longe, a areia parece nada mais do que uma extensão dourada de terra encontrando o mar. No entanto, se você pegar um microscópio e olhar através de suas lentes para observar a areia, um mundo totalmente novo emerge. A simples questão de ‘do que é feita a areia?’ é realmente muito fascinante … as respostas envolvendo viagem no tempo, cocô de peixe e esqueletos rosa!

A areia é feita de rocha erodida

Grande parte da areia (tanto da praia quanto do deserto) é feita de rocha erodida.

À medida que os rios fluem rio abaixo desde sua origem, seu movimento (muitas vezes violento) erode as rochas até transformá-las em pequenos grãos de minerais e carrega essas pequenas porções de rocha com ele durante o trajeto. Ao longo da jornada do rio, os seixos continuam a se decompor em seixos menores, que finalmente se transformam em areia quando o rio chega ao seu fim.

Conforme o rio deságua no oceano, ele deposita um pouco de areia ao longo da terra. As ondas mudam constantemente a areia depositada pelo rio, criando lindos litorais onde descansamos durante as férias de verão. Sedimentos menores são carregados ainda mais para o fundo do mar.

A areia terá uma aparência ligeiramente diferente em diferentes partes do mundo, dependendo dos tipos de rochas que o rio erodiu.

A areia marrom e dourada geralmente é feita de feldspato, que é um mineral de cor marrom a castanha, assim como o quartzo, que contém óxido de ferro, conferindo-lhe uma tonalidade marrom-dourada. A areia preta mais escura é causada pelo basalto, que é formado pela ação vulcânica. Essa areia é geralmente encontrada na crosta oceânica ou onde há ação vulcânica significativa, como nas ilhas do Havaí.

A imagem abaixo mostra areia do Havaí sob um microscópio. Os seixos tingidos de verde são um mineral chamado Olivina, um mineral proveniente de rochas basálticas vulcânicas. As manchas pretas na imagem são basalto. O Havaí tem muitos vulcões ativos, o que explica por que esse tipo de areia é encontrado ali.

” alt=”” aria-hidden=”true” />
 

OUTRAS NOTÍCIAS