Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Dados abertos de Feira serão analisados pelos Estudantes da Uefs

Dados abertos de Feira serão analisados pelos Estudantes da Uefs
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vão analisar e modelar dados abertos do poder público. A atividade é uma parceria do PGCC com a iniciativa da sociedade civil “Dados Abertos de Feira”, que reúne dados do município de Feira de Santana. A iniciativa disponibilizou dados da Câmara Municipal, Prefeitura, Diário Oficial, Tribunal de Contas do Município e segurança pública.
No semestre 2021.2 serão analisados dados de presença dos vereadores e do mapa da violência do município. Os alunos vão fazer análise exploratória, avaliação da qualidade dos dados, pré-processamento de dados, extração de padrões de agrupamento, classificação e predição com bases nos dados, com interpretação e validação final dos padrões.
“O objetivo da análise é conhecer o que os dados abertos disponibilizados fornecem de informação, responder perguntas com base em dados por meio de técnicas computacionais, transformando dados em conhecimento, buscando assim contribuir com a iniciativa Dados Abertos de Feira. Por outro lado, é uma experiência de aprendizado dos estudantes sobre os benefícios e o valor da disponibilidade de dados abertos”, explicou o professor doutor Angelo Loula, coordenador do PGCC/Uefs.
Para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Uefs acesse pgcc.uefs.br. Outras informações sobre a iniciativa “Dados Abertos de Feira“ estão disponíveis no site www.dadosabertosdefeira.com.br.
Informações: De Olho na Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS