Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Curso gratuito de projetos cinematográficos está com inscrições abertas

Curso gratuito de projetos cinematográficos está com inscrições abertas

151829-3

A plataforma Diáspora Conecta, prorrogaram inscrições até o dia 07 de setembro para o Diáspora Lab, que vai selecionar seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento de realizadores negros/as da CONNE (regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil), sendo três de ficção e três de documentário. O investimento é gratuito.

A proposta do laboratório é que os projetos selecionados participem de atividades de consultoria com profissionais de destaque no cenário audiovisual brasileiro durante cinco dias, de 22 a 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consulte o regulamento no site www.diasporaconecta.com.

A proposta do laboratório é que os projetos selecionados participem de atividades de consultoria com profissionais de destaque no cenário audiovisual brasileiro durante cinco dias, de 22 a 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

As atividades da plataforma serão realizadas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, em Salvador e Cachoeira, e abrigará um Laboratório de Desenvolvimento para projetos audiovisuais, o Diáspora Lab; cursos intensivos de capacitação e imersões em criatividade e inovação, a Escola Diáspora; e uma série de seminários com artistas, pensadores e profissionais da cadeia criativa, o Encontros da Diáspora. Em breve a programação completa dos cursos e palestras estará disponível no site.

Diáspora Conecta é uma plataforma que articula ações de inovação e criatividade, promovendo atividades de experimentação, capacitação e reflexão em torno da produção artística afrodiaspórica. O projeto, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, é uma realização da produtora Portátil e conta com a parceria do Sebrae, da Aliança Francesa Salvador, da A Firma e do Cine Theatro Cachoeirano, da Prefeitura Municipal de Cachoeira. A iniciativa visa propiciar um espaço de encontro entre realizadores, produtores, agentes do mercado e o público em geral.

O objetivo principal da plataforma Diáspora Conecta é criar um ambiente de conexão que integre artistas e profissionais negras e negros do audiovisual da Bahia com agentes do mercado nacional e internacional por meio de atividades de criação, capacitação e pesquisa.

Segundo Emerson Dindo, idealizador da Diáspora Conecta, “a plataforma se inscreve como espaço de encontro e capacitação sobre os novos processos de criação e suas estratégias de diálogo e inserção no mercado, a fim de ampliar as possibilidades de atuação dos/as realizadores/as negros brasileiros”.

As ações da plataforma podem contribuir para facilitar os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, além de incentivar a formação artística e cultural de realizadores afrodiaspóricos a fim de que haja maior paridade de gênero e, sobretudo, de raça no audiovisual brasileiro.

Para Leandro Santos Rodrigues, um dos idealizadores da Diáspora Conecta, “buscamos democratizar o acesso ao debate e à reflexão sobre o atual cenário de produção e difusão do audiovisual brasileiro, propiciando o intercâmbio cultural de diferentes profissionais do setor.

Atividades da Diáspora Conecta:

SERVIÇO

Laboratório – Diáspora Lab
INSCRIÇÕES – Até 07 de setembro – Resultado da seleção até 10 de outubro

Período do curso – 22 a 26/10

Horário – 09h30 às 12h30 e de 14h00 às 17h00

LocaL – Cachoeira – BA

Público  alvo – Voltado especialmente para realizadores/as afrodescendentes
Investimento – Gratuito

Vagas – 6 projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário.

OUTRAS NOTÍCIAS