Cuca promove evento para comemorar dia da favela

89411-3

89411-3

Com show, danças e outras apresentações foi comemorado na quarta-feira (4), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) o dia da favela, o evento foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa).

De acordo com Evaldo Alves, organizador do evento, 25 milhões de brasileiros moram em favelas e isso representa uma movimentação financeira de R$ 71 bilhões.

“Às vezes e quase sempre esse valor não se converte em saúde, saneamento básico e outras melhorias para essas comunidades. É o momento de pensar e mostramos, culturalmente, o que tem sido produzido por essa fatia da população que também carrega o nosso Brasil”, afirmou.

Ainda segundo Evaldo, é preciso chamar atenção da sociedade do que as comunidades fazem para contribuição do bem estar de todos.

A diretoria do Colégio João Barbosa de Carvalho, Flora Nogueira, afirmou ser gratificantes ações de comemorações como essas. Ele lembrou que um estudante que era muito indisciplinado melhorou e hoje é considerado um artista após começar a participar de apresentações das comunidades.

A data de comemoração do Dia foi escolhida para marcar a primeira vez que a palavra favela foi utilizada oficialmente. Foi em 04 de novembro de 1897, para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Minas Gerais é o único estado a decretar oficialmente o dia 04 de novembro como Dia das Favelas.

OUTRAS NOTÍCIAS