Covid-19: vacinação em Feira de Santana começa na quarta, a prioridade será aos profissionais de saúde

whatsapp-image-2020-04-24-at-13.15.54

Com a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17), o Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (18) o processo de distribuição das milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados e o Distrito Federal.

De acordo com o plano nacional de vacinação, a Bahia receberá 319.520 doses das 6 milhões de doses da Coronavac que inicialmente estão disponíveis para a população.

Segundo o prefeito Colbert, as vacinas devem chegar à Feira de Santana na terça-feira (19), garantindo o início da vacinação na quarta-feira (20).

‘Vamos começar com os profissionais de saúde que são a prioridade. Após isso, na sequência, as pessoas idosas, acima de 60 anos, com prioridade aos que tem 75 anos ou mais. As pessoas que possuem algumas doenças associadas também possuem critérios técnicos específicos. Além disso, Feira incluirá os cuidadores de idosos aos vacinados nessa primeira fase’, afirma.

Ainda sem o quantitativo exato de vacinas que devem ser fornecidas imediatamente pelo Butantan, cerca de 6 mil profissionais de saúde devem ser vacinados na cidade. De acordo com o prefeito, à medida que mais doses forem recebidas, o público alvo de vacinação será ampliado.

‘Na prioridade inicial, incluímos aí os profissionais de saúde da prefeitura, do HGCA, do estado, das clínicas privadas, das universidades, agentes comunitários de saúde, profissionais do exército, policial, todos da área de saúde, onde quer que trabalhem, ambulâncias, vigilância epidemiológica. A expectativa é de que tenhamos de 80 a 90 mil pessoas vacinadas, cerca de 160 mil nas duas doses’, relata Colbert.

O processo de imunização vai ocorrer em 103 pontos específicos de vacinação.

‘Esses locais já estão prontos para começar imediatamente a vacinação. Estamos operacionalizando três a cinco vans para ir em lugares mais distantes ou em abrigos com pessoas mais idosas que não vão precisar ir até a vacina, as vacinas vão até elas. Além disso, vamos ter a possibilidade de usar todos os CRAS e CREAS, se forem necessários, a UEFS, UFRB, FTC e demais universidades privadas que estão oferecendo as unidades. Vamos fazer um drive thru, provavelmente em frente ao 35 BI, há mais dois locais que estão sendo pensados. Nós temos também uma retaguarda de ambulâncias e médicos para caso haja algum tipo de problema, tenhamos como dar a assistência necessária’, pontua o prefeito.

Apesar dos benefícios garantidos com a vacina, Colbert destaca que os protocolos de prevenção à doença devem ser mantidos.

‘As pessoas devem ficar tranquilas, a vacinação vai acontecer de forma tranquila, rápida, vamos divulgar amplamente quem serão os grupos, tem vacina para todos, é preciso paciência e prudência para atingirmos o objetivo. Vale ressaltar que o uso da máscara continua, máscara também é vacina, evitamos contaminar alguém e que alguém nos contamine, continua também, com vacina ou sem vacina, a higienização das mãos, é preciso ter o entendimento que o distanciamento é necessário porque inicialmente podem ter circunstâncias que a vacina não cubra’, ressalta.

OUTRAS NOTÍCIAS