Covid-19: Prefeitura instala posto de testagem rápida em Brotas

IMAGEM_NOTICIA_5-8-1

A partir de segunda-feira (28), Salvador vai passar a contar com mais um ponto de testagem rápida para detecção de covid-19. A prefeitura informou que a tenda será instalada em Brotas, onde diariamente 300 exames serão realizados. Além do novo ponto, outros 300 testes são feitos por dia na tenda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris e no Pronto Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo.

De acordo com a gestão municipal, desde o início da campanha no dia 18 deste mês, já foram realizados 3.075 exames, com 1.727 positivados. “A estratégia reforça nosso plano de controle à proliferação do vírus e detecção precoce da doença. Mas, não podemos nos distanciar da importância de concluirmos o ciclo vacinal. A vacina é o método mais eficaz para combatermos a Covid-19”, afirmou o titular da SMS, Decio Martins.

Após a coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete), o laudo sai em até 45 minutos. Quem tiver resultado positivo é atendido por um médico, que vai orientar sobre como se preservar no período de isolamento e demais cuidados. Se forem sintomas mais graves, os profissionais de saúde devem avaliar a necessidade de encaminhamento para uma UPA ou internamento hospitalar.

O serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade com cerca de 50 exames ofertados em cada unidade. A lista completa está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

Fonte: Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS