Confira os métodos ineficazes para tratar o resfriado em casa

Woman having symptoms of Covid-19 lies covered in blanket in isolation with handerchiefs and pills next to her.
Woman having symptoms of Covid-19 lies covered in blanket in isolation with handerchiefs and pills next to her.

Muitas pessoas, quando ficam resfriadas, não costumam ir ao médico para tratar o quadro. A maioria prefere se medicar em casa, enquanto espera o sistema imunógico combater o vírus. Mas alguns métodos caseiros para se livrar do resfriado são ineficazes.

Em entrevista ao jornal The Sun, os farmacêuticos Sadik Al-Hassan e Mike Hewitson, da Inglaterra, explicam quais as medidas de tratamento que menos funcionam. Confira:

Ingerir vitamina C

Algumas pessoas acreditam que tomar pílulas de vitamina C pode tratar o resfriado. No entanto, segundo Al-Hassan, ainda há poucas evidências que a prática realmente dê resultados.

Tomar antibióticos

Hewitson alerta sobre o uso de antibióticos para combater resfriados. Ele frisa que a gripe e o resfriado são infecções virais, ou seja, não podem ser tratados com este tipo de medicamento. O farmacêutico acrescenta que, por não existir tratamento direto para as duas infecções, deve-se apenas tentar controlar os sintomas.

 

O profissional recomenda ainda que se use apenas analgésicos simples, como o paracetamol, por exemplo, que auxiliam na contenção da febre e das dores. É muito importante também beber bastante água para hidratar o corpo.

Echinacea

Apesar de o conhecimento popular dizer que a planta estimulava o sistema imunológico e combatia infecções, estudos recentes constataram que o suplemento dietético quase não reduz os efeitos do resfriado.

Hewitson destaca que a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe é a vacina. “Quanto mais pessoas se vacinarem, menor será o número de infectados nos hospitais e consultórios médicos”, salienta.

 

Fonte: metropoles.com

OUTRAS NOTÍCIAS