Confira o motivo das pessoas ficarem doentes no inverno

Father wiping toddler daughters nose
Father wiping toddler daughters nose

Entrou uma corrente de ar frio, e todos sabem o que isso significa: é aquela época da gripe, quando parece que todo mundo de repente está espirrando, fungando, ou pior. É quase como se esses germes desagradáveis surgissem com a primeira rajada do clima de inverno.

No entanto, eles estão presentes durante o ano todo — basta pensar no último resfriado que pegou no verão. Então por que as pessoas ficam mais resfriadas, gripadas, ou agora com Covid-19, quando está frio?

 

Em um novo estudo que os pesquisadores têm chamado de descoberta científica, cientistas podem ter encontrado a razão biológica pela qual temos mais doenças respiratórias no inverno. Acontece que o próprio ar frio danifica a  resposta imune que ocorre no nariz.

“Esta é a primeira vez que temos uma explicação biológica e molecular sobre um fator de nossa resposta imunológica inata, que parece ser limitada por temperaturas mais frias”, disse a doutora Zara Patel, professora de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço na Escola de Medicina de Stanford, na Califórnia. Ela não participou do novo estudo.

De fato, reduzir a temperatura dentro do nariz em apenas 5ºC mata quase 50% dos bilhões de células que  combatem os vírus e bactérias nas narinas, de acordo com o estudo publicado na terça-feira (6) na revista The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

“O ar frio está associado ao aumento da infecção viral porque você essencialmente perde metade de sua imunidade só por causa dessa pequena queda na temperatura”, explicou o doutor Benjamin Bleier, diretor de otorrinolaringologia da Massachusetts Eye and Ear e professor associado da Escola de Medicina de Harvard, em Boston.

 

Fonte: cnnbrasil.com.br

OUTRAS NOTÍCIAS