Um casamento feito para impressionar pode custar até 5 mil reais por convidado. Contudo, quem possui recursos limitados não precisa abrir mão do sonho de se casar com um vestido branco e um bolo de vários andares. Conforme explica a organizadora de casamentos, Georgia Nog, — responsável por festas de clientes como a atriz Milena Toscano e o estilista Carlos Miele — , é possível conciliar as expectativas com o orçamento.
Espaço
A escolha do local é o ponto central do orçamento, já que dependendo do visual do local não será necessário investir tanto na decoração. Georgia recomenda buscar por espaços que já tenham plantas e que combinem com o estilo dos noivos. Além disso, restaurantes são ótimos para realizar casamentos. Nesses locais é possível encontrar boas negociações e fechar um pacote que inclua vários serviços.
Horário
Uma opção legal para quem quer economizar é fazer um casamento diurno. De dia, é possível fazer um almoço ou em um brunch. Assim você economiza com a pista de dança. Os gastos com DJ, banda e equipamentos pode chegar até R$ 40 mil.
Comida e bebida
Os comes e bebes são pontos altos de um casamento, por isso merecem uma atenção redobrada no orçamento. Ao invés de montar o tradicional buffet, opte pelo serviço volante – em formato coquetel ou fingerfood. Esta opção reduz o desperdício de alimento e abre possibilidades para fazer uma apresentação diferente e surpreender os convidados.
Em relação aos drinks , é possível reduzir a carta e deixar apenas três: Gin Tônica, Aperol Spritz e Moscow Mule — os preferidos entre os convidados, segundo Georgia. “Tendo esses três, ninguém vai sentir muita falta dos outros”.
Decoração
Esqueça os painéis gigantescos de flores do casamento da Marina Ruy Barbosa. Eles irão encarecer o orçamento da sua festa. Se, mesmo assim, você for apaixonada por plantas, Georgia sugere utilizar folhagens grandes e volumosas. “Está super na moda. O volume causa impacto e não é tão caro quanto as flores”.
Roupa
Fuja dos vestidos de noiva com bordado. Apesar de bonitos, o material encarece a vestimenta. “É melhor usar um tecido bom, sem bordado e sem renda, do que usar um mais caro e de má qualidade”, diz. Uma dica legal é pedir de brinde o buquê para o decorador.
Quanto ao terno, compre em uma loja e mande ajustar. Assim, não terá que fazer do zero e terá economizado na confecção da roupa. Para os que pensam em alugar, a assessora não recomenda. “O caimento pode não ficar bom e o vestido, ao fazer o ajuste, ficará marcado. Além disso, os tecidos normalmente não são de qualidade”.
Planejamento
Busque sempre negociar a forma de pagamento. Quando possível, pague à vista para obter descontos. “De mil em mil, você economiza um montão, é algo que realmente faz a diferença”.
Fotografia
Contrate um fotógrafo, mas encomende o álbum físico somente depois, quando tiver dinheiro. Enquanto isso, peça para receber as fotos da festa virtualmente.
Ajuda dos convidados
Ao invés de receber presentes físicos, existem sites, como o Casar.com, que podem ser convertidos em dinheiro. Georgia explica que esse método é super aceito entre os convidados. O valor pode ser revertido para cobrir com os custos da festa ou até com a lua de mel do casal.