Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Com vetos, Bolsonaro sanciona projeto que revoga Lei de Segurança Nacional

Com vetos, Bolsonaro sanciona projeto que revoga Lei de Segurança Nacional

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (2). A norma foi criada em 1983, época em que o Brasil passava pela ditadura militar.

Entre os quatro vetos realizados por Bolsonaro, o principal se refere a um artigo que tem o objetivo de punir “comunicação enganosa em massa”. Para o presidente, o trecho contraria o interesse público por não deixar claro o que seria punido. Ele ainda justificou que o artigo poderia “afastar o leitor do debate público”.

Jair Bolsonaro é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news, que tem o objetivo de apurar divulgação de informações falsas. No trecho vetado pelo presidente, o Congresso previa pena de 1 a 5 anos para a prática.

A decisão será tomada em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que têm 30 dias para analisar os vetos do presidente. O texto aprovado por Bolsonaro passa a valer em 90 dias.

Informações: Agência Brasil 

OUTRAS NOTÍCIAS