Com mal formação rara, menino de 4 anos passa por cirurgia e região genital é reconstruída em Feira de Santana

operar

Um menino de 4 anos foi submetido a cirurgia na Bahia após ser diagnosticado com extrofia de cloaca, malformação rara e grave que ocorre em uma a cada 400 mil crianças, aproximadamente. O garoto foi operado em Feira de Santana

A criança precisou de intervenção para reconstrução da região genital como etapa fundamental do tratamento da condição que atinge órgãos dos tratos genital, urinário e intestinal, que ficam abertos em uma placa na parede abdominal.

A cirurgia de alta complexidade aconteceu no Hospital Estadual da Criança (HEC), na sexta-feira (18) e teve duração de oito horas de duração. Houve transmissão online para grupos de especialistas de todo o país.

Em 2021, uma primeira intervenção havia sido realizada no mesmo hosítal. À época, foi fechado o ciclo cirúrgico para a correção da anomalia. Participaram do procedimento seis cirurgiões pediátricos e uropediatras, além de uma residente.

Segundo o urologista e cirurgião pediátrico da unidade de saúde, Victor Guimarães, foi usado a Técnica de Kelly, que melhora a continência urinária e o aspecto estético e funcional do pênis.

O motivo é que ela ajuda a reparar o defeito, com mobilização radical dos tecidos moles, sem prejuízo do arcabouço ósseo, nesta etapa.

“Essa técnica é muito interessante porque oportuniza ao paciente uma estética mais satisfatória e uma evolução clínica-cirúrgica incrível para casos tão complexos quanto o que operamos”, ressaltou.

Gerido pela Liga Álvaro Bahia, o HEC é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Para a realização da cirurgia, o hospital contou com a participação de uma equipe médica de São Paulo, composta pelo diretor clínico do Hospital Infantil Darcy Vargas (SP), o urologista pediátrico Jovelino Leão, e pela coordenadora da equipe de cirurgia pediátrica do Hospital Infantil Sabará (SP), a cirurgiã e urologista pediátrica Fernanda Leão.

Informações e fotos extraidas do G1

OUTRAS NOTÍCIAS