Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Com 40 novos leitos de UTI para Covid-19, Clériston 2 tem previsão de entrega para junho

Com 40 novos leitos de UTI para Covid-19, Clériston 2 tem previsão de entrega para junho

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inspecionou neste domingo (17), as obras do Hospital Geral Clériston 2, em Feira de Santana, que terá 40 leitos de UTI dedicados ao coronavírus (Covid-19). “A previsão é que dentro de um mês a Bahia ganhe mais 40 novos leitos de UTI para enfrentamento ao Coronavírus, com uma das estruturas mais modernas do estado”, afirma Vilas-Boas.

De acordo com o titular da pasta estadual da Saúde, estão sendo investidos R$ 50 milhões entre obras e equipamentos. “A nova unidade possui 8.000 m², em três pavimentos. No andar térreo será instalado o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento será destinado a 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o segundo terá o segundo maior centro cirúrgico do estado, com 12 salas operatórias”, ressalta o secretário.

No início de maio a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já tinha colocado em operação dez leitos de UTI dedicado à Covid-19, no Hospital Geral Clériston Andrade 1. “Todos os leitos em funcionamento possuem ventilação mecânica, monitores e equipamentos tecnológicos que asseguram aos pacientes graves da Covid-19, um tratamento de excelência”, destaca o titular da pasta da Saúde na Bahia.

Participando da visita, o deputado federal Zé Neto (PT) diz que a antecipação das obras é de extrema importância, principalmente com a aproximação do período crítico da pandemia, quando se estima que a curva de casos de contaminação pelo Covid-19 irá se acentuar, entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho.

“Vivemos um momento muito difícil com relação ao Coronavírus em todo o país. Feira de Santana, infelizmente, só dispõe, até agora, de 10 novos leitos de UTI extras que foram entregues pelo Hospital Clériston Andrade. A chegada desses novos leitos do Clériston Andrade 2, com certeza, trará um aporte importantíssimo para o atendimento de Feira e região no combate à Pandemia. Não está fácil, esses dias têm chovido, mas o esforço do Estado, de domingo a domingo, mostra o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde com a nossa região. Só temos a agradecer o empenho do Governador Rui Costa e do Sec. Fábio Vilas-Boas, que não tem medido esforços nessa batalha”.

OUTRAS NOTÍCIAS