Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Cirurgias contraceptivas tem procura crescente em Feira de Santana

Cirurgias contraceptivas tem procura crescente em Feira de Santana

A procura pelas cirurgias de laqueadura e vasectomia, que podem evitar uma gravidez não planejada, tem crescido em Feira de Santana. Foram 207 feitas apenas nos primeiros meses deste ano. O índice representa 34% dos procedimentos realizados durante todo o ano passado.

O serviço faz parte das ações de planejamento familiar, promovidas pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) da Secretaria Municipal de Saúde.

Outros métodos contraceptivos também estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde, como anticoncepcionais em pílula ou injetável, e preservativos femininos e masculinos – este último protege também contra infecções sexualmente transmissíveis.

“As mais procuradas pela população são os preservativos, como também as intervenções cirúrgicas que são laqueadura, vasectomia e implantação de DIU [Dispositivo intrauterino]”, afirma a enfermeira referência técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães.

Aqueles que desejam realizar algumas destas cirurgias devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e manifestar o interesse. Essa pessoa vai ser avaliada por médico ou enfermeiro, para saber se enquadra nos critérios.

“Se estiver apta nesta etapa, vai ser preenchida uma ata e serão solicitados exames. Os resultados vão ser avaliados por uma equipe técnica para que o procedimento possa ser liberado”, informa.

Informações SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS