Centro de Testagem e Aconselhamento de Feira é referência nacional

Teste-de-HIV-Foto-Thiago-Paixao-1

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Feira de Santana presta assistência pactuada há cerca de 28 municípios vizinhos e faz parte das nove unidades escolhidas para participar do projeto de reestruturação elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No local, estão disponíveis exames para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prevenção, tratamento de agravos e entrega de preservativos. De janeiro a agosto deste ano, a unidade realizou mais de 2.800 atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, destaca que por ser referência no suporte especializado de ISTs, o CTA feirense foi o único da Bahia a integrar o projeto. No Nordeste, apenas Feira e Sobral (Ceará) foram escolhidos para participar da iniciativa. 

“Mais de 350 pacientes são atendidos por mês no Centro. A cidade está funcionando como um projeto piloto para a reestruturação que será feita em todo o país. Essa iniciativa consiste em aumentar a carteira de serviço, ampliando o olhar técnico e assistencial do CTA para a tuberculose e hanseníase. Com a mudança, teremos a oferta de exames para detecção da hanseníase e tuberculose no mesmo espaço”, pontuou.

A coordenadora do Centro de HIV/IST/Hepatites Virais, Vanessa Sampaio, explica que a ideia não acaba com os departamentos de referência. Os programas continuam funcionando, mas de forma integrada, o que viabiliza o diagnóstico de maneira precoce às pessoas mais vulneráveis a essas infecções.

“O CTA será a porta de entrada. Ao ter contato com o paciente, faremos todos os exames disponíveis, caso ele seja diagnosticado com algum agravo, será direcionado ao programa de referência que funciona na mesma estrutura física que é o Centro de Saúde Especializado. Essa reestruturação está sendo importante também para fortalecer as ações de Atenção Básica, expandindo a descentralização da tuberculose, hanseníase e já iniciando esse processo também na assistência à pessoa que vive com o vírus do HIV”, ressaltou Vanessa Sampaio.

Em Feira, o Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado dentro do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), na Rua Professor Geminiano Costa, S/N, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS