Capacitação aprimora atendimento na UPA Estadual de Feira de Santana: Oxigenoterapia e Classificação de Risco em Foco

WhatsApp-Image-2023-08-23-at-16.10.48

Com o objetivo de promover uma assistência ao paciente ainda mais qualificada, a UPA Estadual de Feira de Santana tem se empenhado em proporcionar capacitação e treinamento contínuo para sua equipe de enfermagem e técnicos. Em colaboração com o setor de educação permanente, a unidade está investindo em iniciativas que visam aprimorar o atendimento, resultando em cuidados de saúde ainda mais eficientes e eficazes.

Uma dessas capacitações recentes foi sobre oxigenoterapia, conduzida pelo enfermeiro da unidade, Iranildo Ribeiro, que também é  professor universitário. Enfermeiros e técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre os acessórios utilizados no suporte de oxigênio, bem como aprender técnicas para remanejar esses equipamentos de forma eficaz. “A capacitação visa garantir que nossa equipe possa oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes que necessitam de suporte de oxigênio, diminuindo possíveis complicações e melhorando o atendimento como um todo”, destaca Iranildo Ribeiro.
Além disso, outro treinamento importante foi realizado sobre o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), com a participação do coordenador médico da unidade, Dr. José Luís, e a coordenação de enfermagem. Essa capacitação é essencial para garantir que os pacientes sejam atendidos de acordo com a gravidade de seus quadros, otimizando o fluxo de atendimento e direcionando os atendimentos de maneira mais eficiente.

Segundo Tércio Michel, diretor administrativo da UPA, o investimento na capacitação demonstra o  comprometimento que o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) tem em proporcionar cuidados de excelência à população.  “Em um momento desafiador em que a demanda por serviços de saúde está em constante crescimento, investir na capacitação da equipe é uma estratégia fundamental para garantir um atendimento de qualidade e eficiente à comunidade”, pontuou.

O público-alvo dessas capacitações inclui enfermeiros e técnicos de enfermagem, visando aperfeiçoar a qualificação da equipe assistencial. Com o suporte do Núcleo de Educação Permanente da UPA Estadual de Feira de Santana, esses treinamentos são realizados mensalmente. A abordagem prática, que inclui simulações realísticas, tem sido fundamental para agilizar o atendimento e assegurar que os pacientes recebam o tratamento adequado.

ASCOM/ UPA ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

OUTRAS NOTÍCIAS