Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Câmara aprova, em primeira discussão, projeto que cria Mapa Municipal da Violência

Câmara aprova, em primeira discussão, projeto que cria Mapa Municipal da Violência
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira discussão, nesta quinta (02), o Projeto de Lei 107/2021, que visa a implantação de um mecanismo público de coleta, sistematização e análise de dados sobre os homicídios ocorridos no município. De autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), a iniciativa pode auxiliar no enfrentamento e execução de medidas de prevenção e combate à violência. A proposta segue para votação em segunda discussão.
De acordo com o projeto, o Mapa Municipal de Violência deverá conter, sem prejuízo de informações adicionais, os seguintes aspectos básicos: georreferenciamento, considerando bairros e distritos, das ocorrências de homicídio, com detalhamento de informações raciais, de gênero e de idade; caracterização sumária das condições de cada homicídio ocorrido, além de relatório específico que agregue e analise os dados de homicídios por critérios raciais, de gênero, de idade e de área de ocorrência.
Conforme Jhonatas Monteiro, o Mapa da Violência contribuirá, entre outros aspectos, para desestigmatizar locais que são vistos como violentos. “O Mapa poderá ajudar a entender que aquela área que tem muita violência, muitos homicídios, não produziu aquela situação, até vivência o problema, mas não o criou. O problema é criado pela omissão do poder público, que deverá investir para evitar que as pessoas continuem vulneráveis à violência, especialmente a juventude negra e pobre de Feira De Santana”.

Informações; Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS