Cabelereira feirense ganha o mundo com técnica de soltura e definição de cachos

O que você faria se realizasse um serviço e por um erro, acabasse processada pelo cliente?
Provavelmente muitos pensariam em desistir devido as frustrações, mas uma cabeleireira de Feira de Santana resolveu transformar seu drama em uma jornada de sucesso.

Essa é a história de Ana Paula Carvalho, 38 amos, criada no bairro Tomba.
Desde muito cedo Ana Paula já despertava o dom da profissão de cabelereira. Na infância, a diversão dela era brincar com os cabelos das colegas que iam à sua casa fazer a unhas e arrumar os penteados.
“Era pura diversão e satisfação pois, elas amavam!”, conta
Na adolescência, Paulinha como era carinhosamente conhecida, ela passou atender as clientes em suas residências e, logo montou um pequeno salão de beleza na varanda da casa da mãe. Assim, ela deixou o Tomba e adotou o bairro Feira IX como sua nova morada.

Ela conta à repórter Rafaela Rodrigues, do Caldeirão do Paulão, que tentou buscar outras opções de ganhar dinheiro e se formou em Letras. 
“Concluir a faculdade e comecei a intercalar o trabalho como professora e o salão, mas, não me identifiquei e dediquei meu tempo sendo cabeleireira”.
O Drama
Com a decisão tomada e os negócios indo de “vento e polpa”, Paulinha não imaginava o que estava porvir na sua vida profissional.

Ao fazer um procedimento de mechas em uma cliente no ano de 2018, ela viu seu sonho praticamente desmoronar, quando o resultado não foi o esperado por ela e pela mulher que contratou seu serviço.
“Nesse processo, o cabelo dessa moça danificou totalmente e ela me processou. Foi muito triste”, lamenta.
Na época, Paulinha precisou pagar uma indenização além das despesas com advogado.
Mas, o prejuízo financeiro foi mínimo diante dos comentários das pessoas do bairro e posteriormente, a vontade de desistir daquilo pelo qual ela lutou anos para conquistar.
“Fiquei desestimulada e as críticas me fizeram repensar o que eu poderia fazer para mudar a realidade”, complementa.
A volta por cima
Paulinha decidiu que após o episódio do processo judicial, só tinha duas opções: desistir ou aperfeiçoar!

Assim como muitas mulheres a procuravam para melhorar o visual e autoestima, Paulinha também decidiu aumentar sua autoconfiança e começou a fazer diversos cursos na área.
“Procurei a melhor escola de cabeleireiros no Brasil, mas, na época eu não tinha condições de pagar as passagens aéreas pois, o curso era em São Paulo. Diante disso, uma pessoa me presenteou para me estimular e infelizmente a organização cancelou as aulas na capital paulista”.

A capacitação profissional foi remarcada para outro Estado, o que surpreendeu Paulinha após receber o anúncio.
“Outro sonho antigo era conhecer Fortaleza (Ceará) e justamente foi o lugar que remarcaram para realização do curso. Me desdobrei para arrumar o dinheiro e ali começava uma história promissora”, comemora.
Ao chegar a Fortaleza, Ana Paula lembra que conversou com as colegas de curso antes de iniciar os estudos Entre os diálogos, muitas relatavam qual seria o próximo destino para estudos.

“Eu digo que aquela conversa mudou a minha vida! Elas falavam que iriam para Portugal, Argentina, Rio de Janeiro e eu apenas me questionei: Onde estarei após sair daqui?”.

Na conclusão do curso, Paula relatou que a empresa fez outra oferta e mesmo sem dinheiro para custear, ela aceitou e fez a inscrição!

Ela ganhou o mundo!

O currículo de Ana Paula Carvalho tomou uma dimensão inimaginável.


Ela passou por diversos estados brasileiros e se especializou em cachos e cabelos crespos.
Recentemente a cabelereira e educadora técnica foi convidada pela empresa conceituada no ramo, Gatto Rosa Professional, para primeira turnê internacional, levando para Europa técnicas brasileiras de soltura de cachos e definição de cachos.

“Os padrões de beleza mudou e hoje diversas mulheres querem cuidar e manter seu cabelos naturais, precisamos disseminar conhecimento para profissionais cabeleireiros, a cerca que eles começem trabalhar com os cabelos de curvatura. Na Europa o mercado de caracóis está crescendo rapidamente e os profissionais querem aprender a trabalhar essas curvaturas”, informa Paulinha.

A primeira formação aconteceu em Lisboa, Braga e Algarve.
Durante a reportagem, Paulinha estava na Espanha e explicou que retornará ao Brasil nesta sexta-feira (31) para cumprir a agenda de cursos.

“Estou em êxtase com tudo que tenho vivido por aqui e o meu coração está realizado sobre a forma que as pessoas estão cedentes de conhecimento”.

E não para por aí!

São tantas conquistas que Paulinha tem orgulho de citar.

Além de ter ministrado o curso para mais de 210 pessoas pelo mundo, a feirense é premiada em várias instituições pelo país, sendo Master educadora do Prêmio Brasil e também possui o título de Tesoura de Ouro, um dos troféus mais requisitados pelas profissionais da beleza.

“Assim como os cabelos, minha vida foi todo o processo! Tenho muita gratidão a Deus pois, se não fosse os momentos tristes, não estaria vivendo essa fase linda,” finaliza.

Redação 

OUTRAS NOTÍCIAS