Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Brasil pretende zerar imposto na compra de dólar e uso do cartão no exterior

Brasil pretende zerar imposto na compra de dólar e uso do cartão no exterior

O governo brasileiro se comprometeu a zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre operações cambiais, como a compra de dólar, euro ou qualquer moeda estrangeira, e também sobre compras internacionais realizadas com o cartão de crédito. As informações são do site Melhores Destino, que ressalta que a redução da alíquota, que chega a 6,38%, será gradual e deverá acontecer até 2028.

A iniciativa é um dos compromissos assumidos pelo Brasil para pleitear o ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma referência para padrões internacionais nas aéreas de educação, desenvolvimento social e econômica.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a medida deverá gerar uma renúncia fiscal de R$ 7 bilhões até 2028.

De acordo com o governo federal, a alíquota de 6% cobrada nas operações de ingresso e saída de recursos estrangeiros de até 180 dias será zerada ainda neste ano. Ainda segundo o site, já as alíquotas de 6,38% do cartão e de 1,1% das compras de moeda estrangeira, que interessam para nós viajantes, serão zeradas de forma gradual até 2028. Por fim, a alíquota de 0,38%, para outras operações de câmbio, deverá ser zerada apenas em 2029.

Informações; Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS