Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Bovespa opera em alta após feriado; Eletrobras tem forte queda

Bovespa opera em alta após feriado; Eletrobras tem forte queda

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta terça-feira (26), na retomada dos negócios após o feriado da véspera, aniversário da cidade de São Paulo.

Às 10h38, o Ibovespa tinha alta de 0,44%, a 117.898 pontos. As ações da Eletrobras eram destaque de queda, recuando mais de 10%, depois que o presidente da estatal, Wilson Ferreira Junior, anunciou sua renúncia ao cargo no último domingo. O executivo foi indicado para assumir o comando da BR Distribuidora.

Na última sexta, a bolsa fechou em queda de 0,80%, a 117.380 pontos, e acumulou queda de 2,47% na semana.

Cenário

O dia é de cautela nos mercados. Por aqui, o O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou mais cedo que a evolução da pandemia, com o aumento do número de casos neste começo de ano, assim como o fim do auxílio emergencial, podem implicar um cenário doméstico “caracterizado por mais gradualismo ou até uma reversão temporária da retomada econômica”. O Copom também afirmou que chegou a avaliar uma elevação na taxa básica de juros.

Dados da Fundação Getúlio Vargas apontaram pioras nas confianças do consumidor e da indústria da construção, indicando um início de ano caminhando para o pessimismo. Também mais cedo, o IBGE divulgou os primeiros dados sobre a inflação em 2021: a prévia do IPCA trouxe uma alta de 0,78% em janeiro, o maior resultado para o mês desde 2016.

Nos Estados Unidos, a espera é pela reunião do Federal Reserve, o Banco Central local. Poucas mudanças são esperadas no comunicado de política monetária do banco central na quarta-feira, com o chair Jerome Powell devendo falar sobre a inflação na entrevista após a reunião.

Informação – G1

OUTRAS NOTÍCIAS