Bolsonaro escolherá candidato ao Planalto em 2026, diz presidente do PL

Reprodução / YouTube / PL / Arquivo
Reprodução / YouTube / PL / Arquivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolherá os candidatos a presidente e vice de seu partido em 2026, caso sua inelegibilidade seja mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pelo presidente  nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, em uma inserção de TV no último sábado. 

“Nós queremos o (Jair) Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro”, disse.

Em outro trecho, ele afirma. “Devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil”.

Pelo calendário eleitoral, a próxima eleição presidencial será em 2026, mas Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do TSE.

Opções

Como possíveis candidatos da direita, estão os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.

Nomes que despontam

Uma pesquisa da Genial/Quaest, realizada e publicada em maio, apontou que Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira dama, e Tarcísio de Freitas, são os nomes preferidos dos eleitores conservadores para o pleito presidencial de 2026.  

Michelle é apontada como melhor opção por 28% dos eleitores e o governador de São Paulo por 24%. Já entre os bolsonaristas raiz, Michelle é apontada como favorita por 41% e Tarcísio por 33%.

Bnews

OUTRAS NOTÍCIAS