Bateu estresse e insônia? Chá Camomila pode aliviar

Ela veio de bem longe pra te deixar relax. Estamos falando da camomila, uma planta herbácea que se assemelha à margarida, possui um aroma adocicado e provavelmente marca presença no jardim da sua avó.

Originária da Europa Central, ela é uma das plantas mais utilizadas no mundo para fins medicinais. Não é à toa que ganha tantos nomes, sendo conhecida também como macela-nobre, camomila alemã e camomila-legítima. Entre seus componentes estão o cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, E e K.

Esse poderoso chazinho aromático conta com propriedades antibacteriana, antiespasmódica, cicatrizante, anti-inflamatória e calmante. Isso tudo garante diversos benefícios para a saúde, como:

• Aliviar o estresse e ansiedade: há evidências de que a camomila ajuda a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e da depressão, incluindo também seu uso aromaterápico (na forma de óleo essencial);

• Melhorar a digestão: a camomila ajuda a prevenir problemas estomacais, pois pode reduzir a acidez no estômago;

• Aliviar cólicas: a infusão promove o alívio de desconfortos no trato gastrointestinal, além de ser uma aliada no combate às cólicas menstruais, pois reduz a intensidade dos espasmos musculares.

• Controlar o nível de açúcar no sangue: consumir o chá com regularidade ajuda a manter os níveis de açúcar mais baixos, além de prevenir picos de açúcar no sangue depois das refeições.

• Relaxar os músculos: contém substâncias que acalmam os nervos e os músculos, como a glicina, um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos.

Ah, e não é só o chá com a flor e a folha de camomila secas que garante coisas boas. A aplicação da camomila na forma de cosméticos e loções tem efeito hidratante e anti-inflamatório na pele. Bacana, não é?


Chá de camomila dá sono?
Esse calmante e sedativo natural, além de ser indicado para aliviar o estresse, também é um bom companheiro para boas noites de sono. Isso se deve, em maior parte, à apigenina, um antioxidante que se liga a receptores no cérebro e promove o sono, diminuindo a ação do sistema nervoso. Então, se o seu objetivo é relaxar e dormir aquela noite revigorante, é só caprichar na infusão sem medo de ser feliz.

Fonte: livup

OUTRAS NOTÍCIAS