Baianos viralizam na internet após compartilhar conteúdo sobre amizade e humor em rede social: ‘Amor gera inclusão’

whatsapp-image-2021-07-21-at-16.00.28

“É uma longa história. Poderíamos escrever um livro sobre a nossa amizade”. É assim que Renan Barbosa, de 26 anos, define o laço que criou com Silvio Araújo, de 41. Eles moram em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

Renan é publicitário e conheceu Silvio quando ministrou aulas de teatro em uma paróquia de Feira de Santana. Apaixonado pela arte, o jovem fez um curso de especialização nesta área enquanto ainda estava na faculdade.

“No primeiro dia de aula comecei a observar o Silvio, pois ele me recebeu muito bem, me ajudou a arrumar tudo e demonstrou afeto. Então dei bastante atenção a ele”, conta.

Na semana seguinte Renan explica que Silvio foi para a aula mais cedo, levou lanche, presente e disse que queria ter uma conversa séria com ele. O publicitário ficou preocupado e falou que eles poderiam se falar no final da aula.

“Ele falou que sonhou e descobriu toda a verdade. Ele me disse que eu era o pai verdadeiro dele e começou a chorar. Eu levei na esportiva [brincadeira], mas aí outro dia ele levou um papel onde tinha escrito: Renan é pai de Silvio”, diz.

Silvio disse que era filho de Renan e que tinha como provar — Foto: Arquivo Pessoal

Silvio disse que era filho de Renan e que tinha como provar — Foto: Arquivo Pessoal

Renan perguntou como Silvio tinha descoberto e ele disse que pegou um fio de cabelo e fez o exame de DNA. A partir daí eles iniciaram a amizade, no entanto, segundo o publicitário, algumas pessoas do teatro não concordaram.

“Diziam que era errado eu deixar ele me chamar de pai, mas eu não deixei esse encanto acabar, porque faz bem a Silvio. Se faz bem a ele, me faz bem também”, relata.

Carreira de influencer e mudança de conteúdo

Natural de Santa Bárbara, a cerca de 34 quilômetros de Feira de Santana, Renan decidiu mudar de cidade para cursar Publicidade. “Eu já era influenciador digital e em Feira tinha mais oportunidades que na minha cidade natal”, conta.

Segundo o influenciador, ele costumava produzir conteúdo sobre moda. Em 2020, chegou a alcançar a marca de 30 mil seguidores em uma rede social.

Porém, com a chegada de Silvio, Renan decidiu fazer uma mudança no conteúdo postado e passou a abordar temas como amizade, inclusão e humor. Atualmente, ele acumula 120 mil seguidores apenas em uma rede social.

Baiano conquista milhares de seguidores após compartilhar conteúdo sobre inclusão, amizade e humor — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Baiano conquista milhares de seguidores após compartilhar conteúdo sobre inclusão, amizade e humor — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Renan conta que Silvio começou a frequentar a casa dele e ficava observando quando ele estava gravando vídeo. “Ele começou a me imitar e eu achava isso massa”, conta.

Quando Silvio precisava voltar para casa, ele sempre se emocionava na despedida, mesmo que Renan prometesse visitá-lo em breve. [Assista ao vídeo no início da matéria]

Ao perceber que o amigo se divertia ao imitar ele, Renan começou a gravar Silvio e a compartilhar nas redes sociais.

“As pessoas não aceitavam no início, tinham muito preconceito, faziam comentários racistas, mas eu não passava para ele”, explica.

“Além disso, me criticavam porque meu segmento não era o de humor, era moda. Porém, eu me adaptei e decidi ir para essa área de humor, porque era o que Silvio gostava e se divertia fazendo”, diz.

“Falamos muito do empoderamento de pessoas especiais, porque muita gente ainda tem preconceito. Eu gosto de destacar as qualidades do Silvio. Ele é meu melhor amigo, é muito amoroso e só quem está próximo entende isso”, comenta.

Baianos conquistam milhares de seguidores nas redes sociais após compartilhar conteúdo sobre amizade, inclusão e humor — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Baianos conquistam milhares de seguidores nas redes sociais após compartilhar conteúdo sobre amizade, inclusão e humor — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para Silvio, é muito bacana produzir vídeos para a internet e poder contar com a amizade de Renan.

“Gosto de gravar vídeo dançando, fazendo artesanato, arrumando a casa. Fico muito feliz fazendo as pessoas felizes”, diz Silvio.

Além disso, Renan conta que ele e Silvio começaram a ocupar um lugar na vida das pessoas durante a pandemia da Covid-19, pois gostavam de levar o bem para elas.

“As pessoas me contavam que ficavam felizes com nosso conteúdo. Teve uma menina que me falou que a mãe dela estava com depressão e que voltou a sorrir com os nossos vídeos”, diz Renan.

‘Amor gera inclusão’

Baianos conquistam milhares de seguidores nas redes sociais após compartilhar conteúdo sobre amizade, inclusão e humor — Foto: Arquivo Pessoal

Baianos conquistam milhares de seguidores nas redes sociais após compartilhar conteúdo sobre amizade, inclusão e humor — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Renan, desde criança ele tinha o pensamento voltado para a inclusão de pessoas idosas e pessoas especiais. “Tenho uma prima que não fala e eu aprendi libras para me comunicar com ela”, conta.

“Quando conheci Silvio e vi todo esse afeto que ele tem, não tive dúvida de que o amor gera inclusão”, diz.

Para Renan, a inclusão tem que fazer parte do dia a dia, visando sempre o amor ao próximo.

“As pessoas atualmente pensam muito em si, mas precisamos pensar mais no outro, porque através do amor conseguimos incluir”, comenta.

“Incluí ele [Silvio] na minha rotina e gosto sempre de ressaltar que ele pode trabalhar, estudar, fazer o que tem vontade, pois ele não quer ser visto como coitadinho”, conclui.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS