Baba BAxVI dos Amigos: Uma rivalidade que começou como brincadeira e cresceu em tradição

Baba BAxVI dos Amigos: Uma rivalidade que começou como brincadeira e cresceu em tradição

No bairro sobradinho, existe um grupo que transformou os clássicos, Bahia contra Vitória, em uma brincadeira, que evoluiu para uma história de tradição, que cresce com a gerações.

Tudo começou quando em 2006, amigos torcedores dos times rivais, Bahia e Vitória, decidiram fazer uma “Baba”, no bairro Sobradinho em Feira de Santana. Nada muito pretencioso, sem camisas ou uniformes, em um campinho da localidade. Com o tempo a brincadeira foi crescendo e se tornou tradição entre seus participantes, que com o passar dos anos foram ganhando cada vez mais membros.

“Começamos só os amigos, na brincadeira mesmo, sem camisas nem nada, mas a coisa foi crescendo com o tempo, primeiro decidimos cada um trazer a camisa do seu time, no ano seguinte já tínhamos camisas oficiais, um tempo depois conseguimos fazer uniforme completo, e assim foi crescendo essa tradição do “Baba BAxVi dos Amigos”, conta Roberto Santana, um dos organizadores.

E com isso já se vão quatorze anos de um BAxVi que não chega nas telonas, mas que é uma festa para os apaixonados pelos dois times. “Esse ano no dia 12 de dezembro, teremos a 14º edição, com o mesmo pique que começamos anos atrás e a mesma paixão pelos times. E cada vez mais vamos crescendo. Hoje gerações já entraram na brincadeira, amigos de perto e de longe, até de outras cidades como conquista e Itaberaba vem participar”, diz Roberto que junto do seu irmão, Robson Santana, organizam essa brincadeira todos os anos.

Mas a brincadeira não serve só para a diversão, os amigos também se preocupam com a comunidade, e realizam um trabalho social todo fim de ano, com a arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes. “Todos os anos nós nos reunimos e cada um doa alimentos que arrecadamos para ser entregue a famílias carentes da comunidade. A brincadeira é boa, mas é preciso ter responsabilidade social também”, explica Roberto.

OUTRAS NOTÍCIAS