Ativista do meio ambiente Greta Thunberg ironiza Bolsonaro após corte de verba do ambiente um dia após promessa na Cúpula do Clima

Ativista do meio ambiente Greta Thunberg ironiza Bolsonaro após corte de verba do ambiente um dia após promessa na Cúpula do Clima

A ativista ambiental Greta Thunberg usou o Twitter para comentar a notícia de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), cortou recursos para a pasta do Meio Ambiente um dia após prometer mais verba para fiscalização ambiental na Cúpula do Clima.

No post, Greta Thunberg reproduziu um artigo do site britânico The Guardian que diz: “Bolsonaro aprovou um corte de 24% no orçamento ambiental para 2021 em relação ao nível do ano anterior, apenas um dia após prometer aumentar os gastos para combater o desmatamento.”

Na mesma postagem, a jovem sueca de 18 anos fez uma ironia se referindo a ação de Jair Bolsonaro: “Ops…é quase como se os nossos ‘líderes climáticos’ não estivessem levando isso a sério”. Confira:

Na quinta, 22, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, liderada pelo presidente americano Joe BidenBolsonaro afirmou ter determinado a duplicação dos recursos destinados a ações de fiscalização ambiental no Brasil.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, interlocutores do presidente brasileiro estimam que aumento de recursos para a fiscalização ambiental ficasse em torno de R$ 115 milhões.

No entanto, um dia após prometer mais verba para fiscalização ambiental, Bolsonaro cortou recursos para área relacionada a mudanças do clima, controle de incêndios florestais e fomento a projetos de conservação do meio ambiente.

Bolsonaro sancionou o Orçamento de 2021 com alguns vetos. A promessa feita por ele no encontro internacional não está na programação para o ano e, no ato de sanção, o presidente cortou quase R$ 240 milhões da pasta do Meio Ambiente, informa a Folha de S. Paulo.

O artigo divulgado pelo The Guardian relata o fato. “Bolsonaro corta orçamento ambiental do Brasil, um dia após a promessa nas negociações climáticas”, diz o título.

Informações RollingStone

OUTRAS NOTÍCIAS