Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Após ‘touro de ouro’ e ‘vaca magra amarela’, uma ‘Galinha Dourada’ é instalada no Centro de SP

Após ‘touro de ouro’ e ‘vaca magra amarela’, uma ‘Galinha Dourada’ é instalada no Centro de SP

Depois do “touro de ouro” e da “vaca magra”, a “galinha de ouro” chegou ao Centro de São Paulo. A estátua de cerca de 200 kg foi colocada na Avenida Ipiranga, 197.

A instalação foi feita por uma rede de lanchonetes para divulgar um novo hamburguer à base de planta. O objetivo, segundo a equipe de marketing, é provocar “uma reflexão no consumidor e convidar para uma mudança, substituindo o consumo da proteína animal pela vegetal.” Na parede da lanchonete, cartazes dizem que “a era de ouro do Frango já chegou”, “peça o seu notchicken burguer aqui”.

g1 questionou a Prefeitura de São Paulo para saber se a empresa tem autorização para fazer a instalação. Como o g1 revelou, a estátua do Touro de Ouro violou Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para ser instalada. Com isso, foi multada e retirada (leia mais abaixo).

“Entre as atribuições da CPPU está a adequação do uso do espaço público à Lei Cidade Limpa para todo tipo de mobiliário urbano em logradouros públicos. Sem a autorização do colegiado, existe justamente uma infração à Lei Cidade Limpa que é claramente passível de multa”, afirmou o ex-diretor de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, Kazuo Nakano, sobre o Touro de Ouro.

Nas redes sociais, leitores criticaram a instalação da galinha: “Ao invés de estarem gastando com esses trambolhos que mais viram obstáculos do que escultura, poderiam investir em programas pra erradicação da fome de populações vulneráveis”, disse um.

“Não consigo fazer uma relação eficaz com tema. Me parece um ‘pegar a onda’ dos últimos acontecimentos. Não tem uma concepção sólida, muito menos criativa e provavelmente só vai servir para selfies. Sou a favor de refletirmos nosso consumo de carne, mas essa instalação é só ostentação, um grande vazio de 3 metros de dourado… e num momento em que tanta gente passa fome em nosso país”, disse outro.

'Galinha de Ouro' instalada no Centro de São Paulo — Foto: Celso Tavares/g1

‘Galinha de Ouro’ instalada no Centro de São Paulo — Foto: Celso Tavares/g1

Vaca magra

A escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no mesmo local onde, no início do mês passado, tinha sido instalado um ‘Touro de Ouro‘.

A nova obra fazia parte de uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro. Um produtor responsável pela intervenção levou a escultura embora antes que ela fosse apreendida pela polícia.

A ação, chamada “vacas magras”, já foi realizada em outras cidades, como Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria de Educação do Ceará.

Informações; G1

OUTRAS NOTÍCIAS