Após apagão, energia é restabelecida na BA e em outros estados; Saiba qual região foi mais atingida

Após o apagão que atingiu o Norte, Nordeste e alguns estados do Sudeste, o serviço de energia elétrica foi restabelecido em alguns locais. Em Salvador (BA), por volta das 10h50, diversos bairros já contavam com energia elétrica. No Sudeste-Centro-Oeste e Sul do Brasil, a carga foi praticamente restabelecida totalmente, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

A Neoenergia Coelba, responsável pelo serviço de energia na capital baiana, informou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até o momento, 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.

O Norte do Brasil foi a região que mais sofreu com o apagão. Segundo dados do ONS, que mostram que a carga do subsistema, o Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos a partir das 8h30 no horário de Brasília. No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. A volta da energia nas duas regiões tem sido lenta.

O subsistema elétrico do Norte viu a carga despencar de 7.174 MW para 1.158,8 MW em pouco mais de 10 minutos. Na região, o piso da carga nesta manhã foi às 8h45 no horário de Brasília.

No Nordeste, a carga caiu de 11.772,5 MW para 6.545,3 MW em dez minutos. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão e a queda chegou a 15,5% na região Sul – a que menos sofreu com o apagão.

Bnews

OUTRAS NOTÍCIAS