Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Anvisa aprova uso de autotestes para Covid-19 no Brasil

Anvisa aprova uso de autotestes para Covid-19 no Brasil

Em nova decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (28) o uso de autotestes de Covid-19 no Brasil, após novas informações enviadas pelo Ministério da Saúde.

A medida torna mais acessível à detecção do vírus, em um momento que país vive uma nova onda de contaminação em razão do espalhamento da variante Ômicron. Com a autorização, os testes passarão a ser vendidos em farmácias e outros estabelecimentos de saúde. Os testes podem ser feito em casa e são seguros, conforme a Anvisa.

No último dia 19, a Anvisa cobrou informações adicionais ao Ministério da Saúde de política públicas para o uso dos autotestes no país. De acordo com as regras vigentes da Anvisa, o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas de notificação compulsória, como a Covid-19, só podem ser feitos caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Técnicos da Anvisa se reuniram com servidores da pasta para discutir o assunto no último dia 21, o quando acertaram “detalhes necessários” para a implementação e aprovação pelo órgão.

Informações: Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS