ALBA estreita laços de solidariedade entre Bahia e Cuba

alberto

Presidente Nelson Leal recebeu o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómez González

A Assembleia Legislativa da Bahia tem feito a sua parte na busca de mitigar os efeitos deletérios do “retrógrado” bloqueio econômico promovido pelos Estados Unidos a Cuba. As iniciativas do Legislativo estadual foram reconhecidas na manhã desta terça-feira (26.11), com a visita do embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómez González, e a cônsul para o Nordeste, Milena Caridad Zaldivar Piedra ao presidente da ALBA, deputado Nelson Leal, acompanhado dos deputados Marcelino Galo (PT) e Júnior Muniz (PP).

No último dia 31 de outubro, a Assembleia Legislativa da Bahia realizou “Ato em Defesa dos Direitos do Povo Cubano e em Comemoração aos 500 anos de Havana”, proposta por Marcelino Galo.

“Foi a iniciativa mais relevante em favor de Cuba entre os Legislativos do Brasil. O bloqueio viola os direitos humanos do nosso povo e ataca a nossa economia. É terrível”, elogiou o embaixador.

O chefe do Legislativo baiano também expressou sua indignação com o embargo econômico adotado pelo Governo de Washington, que já dura 57 anos. “O embargo não entra em nossas mentes, assim como na de quase todo o mundo. É uma posição retrógrada e contraditória dos EUA, que tanto falam em direitos humanos e democracia. O bloqueio agride a todas as pessoas que defendem os direitos humanos”, criticou Nelson Leal.

DEPUTADOS EM CUBA

 “Vamos formar uma delegação de parlamentares da Casa, no primeiro semestre do próximo ano, para visitarmos Cuba e mostrarmos ao mundo a nossa solidariedade. Vocês são heróis por enfrentar de forma tão altiva um país que detêm 18% da economia global”, propôs o presidente da ALBA.

Nelson Leal destacou sua admiração pela saúde e educação cubanas, bem como a importância de a Bahia fortalecer acordos bilaterais nas áreas médica, comercial, turismo e conservação de patrimônio público. “Nessa delegação de deputados que visitará Cuba, vamos convidar também empresários, visto que o embaixador sairá daqui para visitar a Fieb. Espero que possamos cada vez mais fortalecer e frutificar essa relação bilateral”, explicou.

Rolando Gómez González disse que “temos muito carinho pelos baianos”, salientou idiossincrasias entre os dois povos e defendeu o impulsionamento de cooperação de interesse comum entre Bahia e Cuba nas áreas de cultura, comércio, tecnologia e, sobretudo, na saúde.

“O intercâmbio entre Cuba e Bahia é muito positivo. Desejamos estabelecer parcerias com a Bahiafarma, no que concerne a medicamentos na cura do câncer, amputação de membros decorrente da diabetes e também o vitiligo, que somente Cuba tem esse produto”, esclareceu, González.

MAIS MÉDICOS

O embaixador ainda ressalvou que cerca de 63 milhões de brasileiros passaram pelos cuidados dos médicos cubanos, durante a vigência no país do Programa Mais Médicos, implantado pela ex-presidente Dilma Rousseff e extinto pelo atual ocupante do Palácio do Planalto. “O Brasil sente muito a falta do Programa Mais Médicos, especialmente nas cidades mais longínquas, nos grotões as pessoas estão sofrendo”, destacou, Nelson Leal.

O deputado Marcelino Galo reforçou a solidariedade dos cubanos aos brasileiros. “Recebemos, durante o 7º Congresso do PT, um documento de Cuba com 2,2 milhões de assinaturas pedindo a soltura do ex-presidente Lula. O deputado Júnior Muniz também condenou o embargo econômico à Ilha.

Fonte: ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS