Brasileiros que pretendem viajar de avião a partir deste final de semana para passar as festas de fim de ano em outras cidades podem enfrentar problemas nos aeroportos. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou nota à imprensa nesta terça-feira (17) para informar que a categoria decidiu deflagrar greve diante do impasse sobre a concessão de aumento salarial e outras vantagens postuladas na pauta de reivindicação e em reuniões de negociação coletiva com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
“Avisamos que o início da greve ocorrerá a partir das 6h do dia 20 de dezembro de 2013, por prazo indeterminado”, diz o texto assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Ceriotti. “Embora o Sindicato Nacional dos Aeronautas já tenha definido previamente as condições necessárias para o integral cumprimento da garantia de 20% do efetivo da categoria, essa entidade sindical colocou-se à disposição do SNEA para discutir as atividades previstas no referido dispositivo legal até às 17h do dia 18 de dezembro de 2013”, avisa o documento.
Em Salvador, os aeronautas realizaram manifestação na manhã desta terça no aeroporto, em frente à área destinada ao check-in das companhias aéreas e entregaram cartas aos passageiros para explicar as principais reivindicações da categoria. O documento, que tem como título “Remarcação de Passagem”, já alerta sobre a possibilidade de greve. De acordo com o diretor do SNA, regional nordeste, André Luiz Carvalho, a manifestação não afeta o atendimento no terminal.